CORONAVÍRUS

A segunda dose da vacina contra a covid-19 protege contra a variante Delta? Em quanto tempo? Médico responde

Coletiva online nesta quinta-feira (9) atualizou sobre a situação da covid-19 em Pernambuco.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 09/09/2021 às 17:30 | Atualizado em 17/05/2022 às 18:18
Reprodução: YouTube
FOTO: Reprodução: YouTube

Durante coletiva online do Governo do Estado na tarde desta quinta-feira (9), para tratar sobre assuntos da covid-19 em Pernambuco, o médico e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca, comentou sobre a necessidade de tomar a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus.

Muitas pessoas se perguntam se a vacinação protege contra a variante Delta. Segundo a Rede Genômica da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a delta já é a variante mais encontrada nas regiões Sul e Sudeste, sendo predominante em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e já há casos em Pernambuco.

De acordo com Eduardo Jorge, a vacinação com duas doses garante sim proteção contra a variante, mas só após 15 dias da segunda dose.

"Hoje, nós continuamos com uma preocupação importante, que todas as pessoas listadas para a primeira dose precisam tomar a vacina. (...) Especialmente para a variante Delta, a pessoa só estará protegida após 15 dias da segunda dose", comentou Eduardo.

"Fazemos um apelo para a população que ainda não retornou para tomar a segunda dose. Isso é fundamental. A responsabilidade vacinal diz respeito a sua saúde, mas também, a saúde da coletividade", finalizou. 

Como me proteger da variante Delta?

De acordo com os especialistas, quem ainda não tomou as duas doses e mesmo já tendo tomado, seguem-se as mesmas regras de prevenção básica para Covid-19, o uso de máscaras, distanciamento físico, higiene das mãos e a vacinação.

Uso de máscara é eficaz

Os estudos comprovam que o uso da máscara é eficaz para diminuir a transmissão do vírus, que se espalha principalmente pelos jato de líquido em gotículas.

As mais indicadas seguem sendo as máscaras cirúrgicas e as tipo PFF2(N95 - Padrão americano).

Assista a coletiva