Novo coronavírus

Covid-19: entenda o motivo de a variante Mu ser potencialmente preocupante; agência europeia faz alerta

Variante Mu já foi identificada em 39 países. São 9 variantes do novo coronavírus (covi-19) já identificadas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/09/2021 às 11:22 | Atualizado em 17/05/2022 às 19:35
Reprodução: Internet
FOTO: Reprodução: Internet

Com informações do SBT

Um estudo da Agência Europeia de Medicamentos divulgado nesta quinta-feira (9) apontou que a nova variante do coronavírus B.1.621, denominada "Mu", é potencialmente preocupante.

A cepa foi identificada originalmente na Colômbia em janeiro deste ano, e é classificada como "variante de interesse" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Risco

Segundo Marco Cavaleri, chefe de estratégia de vacinas do regulador europeu, a Mu pode ser potencialmente mais preocupante, porque pode apresentar um possível risco de imuno evasão, ou seja, resistência às vacinas.

Ele ressaltou, no entanto, que os dados mostram que a cepa não se espalha tão amplamente como a variante Delta.

Para concluir os estudos, os pesquisadores da agência europeia informaram que irão se comunicar com os centros de pesquisa de vacinas para obter a real eficácia dos imunizantes contra a nova variante.

Casos

Desde o primeiro registro da cepa, foram notificados casos esporádicos na Colômbia, com notícias de contaminações em outros países da América do Sul e da Europa. Até o momento, a Mu já foi identificada em 39 países.

Variantes

Essa é a quinta variante de interesse do novo coronavírus (covid-19) já identificada pelos cientistas da OMS. As outras detectadas foram: Eta, Iota, Kappa e Lambda. Já as atuais variantes de preocupação são: Alfa, Beta, Gama e Delta.