Futebol

Toca pra cá: campanha reforça TV Jornal como canal do futebol

Emissora detém os direitos de transmissão das principais competições de futebol, como Copa do Nordeste, Libertadores da América e Champions League

Marcelo Felipe Alves Soares
Marcelo Felipe Alves Soares
Publicado em 09/09/2021 às 16:00 | Atualizado em 17/05/2022 às 20:01
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Quando o assunto é futebol, a TV Jornal/SBT é referência. O canal de TV aberta oficial da Copa do Nordeste também é o que detém os direitos de exibição da Taça Libertadores da América e da UEFA Champions League.

E durante os meses de junho e julho deste ano transmitiu os jogos da Copa América 2021. Com todas essas competições à disposição do telespectador, a TV Jornal se transformou no canal do futebol.

Para consolidar o projeto esportivo e reforçar o compromisso com a audiência, a emissora lançou, na quarta-feira (8), a campanha Toca Pra Cá.

A peça traz o sotaque como grande marca da TV Jornal e a linguagem do futebol descomplicada, acessível para todos, com fotos e ilustrações que conduzem o espectador e traduz o “futebolês”.

“Colocar Pernambuco em primeiro lugar é algo que vai além de um slogan. É nosso DNA. E é falando essa língua que a campanha tem sido construída", comentou Lívia Bem, gerente de marketing institucional do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

"Ela reforça nossa presença nas principais competições de futebol do Brasil e do mundo de forma leve, com a cara daqui. Estreitando ainda mais o laço que a TV Jornal tem com o povo pernambucano.”, pontua Livía. 

A campanha foi desenvolvida pela agência Shifty, especializada em construção, posicionamento e reposicionamento de marcas e produtos.

De acordo com Raphael Pinteiro, sócio e diretor de criação, a proposta de usar a expressão do futebol "Toca Pra Cá" foi também criar uma sugestão de atitude para o torcedor, para ele sair de onde estiver e assistir a TV Jornal.

"A TV Jornal é a nova casa do futebol. Então, pensamos: de que forma vamos dar essa notícia? Procuramos fazer isso de um jeito bem TV Jornal, bem Pernambuco, com suas expressões e onomatopeias", afirma Raphael Pinteiro.

"Apostamos em uma estética moderna, inspirada no que tem sido feito no futebol mundial. Mas trazendo um trabalho gráfico mais daqui, mais vibrante, com tons menos digitalizados e mais orgânicos. Tudo para mudar hábitos e mostrar ao torcedor que os melhores campeonatos do Brasil e do mundo estão na TV Jornal.", explicou Raphael. 

 

As peças vão ocupar várias plataformas, tanto offline quanto digitais. “Os veículos de comunicação do Sistema Jornal do Commercio por si só já são excelentes canais de divulgação e serão fundamentais para a gente potencializar o alcance dessa campanha" afirma Livía. 

"Além disso, para reforçar ainda mais o Toca Pra Cá, vamos usar mídia exterior e realizar ações pontuais ao longo do período de veiculação da campanha”, finaliza. 

Aposta no futebol

A relação da TV Jornal com o futebol é antiga. No final da década de 80, no ano de 1987, por exemplo, a emissora exibiu as duas partidas da final da Copa União (atual Campeonato Brasileiro), conquistada pelo Sport Club do Recife.

De lá para cá acompanhou diversas competições nacionais e internacionais e apostou em programas esportivos.

Mas foi em 2018, com as transmissões da Copa do Nordeste, o maior torneio regional do Brasil, que a emissora iniciou um trabalho estratégico para se transformar no canal do futebol.

“A TV Jornal sempre teve um compromisso muito forte com o futebol, mantendo por décadas, e até hoje, programas esportivos em sua grade de programação", comentou Vladimir Melo, diretor executivo da TV e Rádio Jornal.

"Mas em 2018, com a transmissão da Copa do Nordeste, demos um passo importante no nosso projeto esportivo. Oferecendo, com qualidade, os principais e mais relevantes campeonatos de futebol aos espectadores e, ao mesmo tempo, mostrando nossa força e potencial ao mercado", afirma. 

"O resultado disso são os ótimos números de audiência, tanto na TV como no digital, e as parcerias firmadas com grandes marcas”, finaliza Vladimir Melo. 

As transmissões do futebol no SBT abriram espaço para novos investimentos e chegada de outras competições para a grade da emissora. A mais recente foi a Liga dos Campeões, a UEFA Champions League.

O acerto para a transmissão das partidas da competição europeia foi firmada para as próximas três temporadas, com o grande trunfo de ter exibição exclusiva da final da competição na TV aberta - a emissora de streaming que também exibe os jogos não poderá transmitir.

Essa aposta que a TV Jornal/SBT tem feito no futebol possibilitou estreitar relações com o público e consolidar programas da emissora.

“A Champions League vem para fortalecer ainda mais a programação futebolística do SBT, e por consequência, da TV Jornal. É uma competição importante e que consolida a emissora como a casa do futebol. E tudo isso reflete na programação", comentou Vladimir. 

"Nossos programas esportivos ganham força e ocupam, constantemente, a liderança. Como é o caso do quadro esportivo, comandado por Aroldo Costa, dentro do TV Jornal Meio-Dia.”, pontuou Vladimir Melo.