DESCASO

'É por isso que muitas mães e crianças morrem': sogra de jovem grávida que sofre para ter bebê no Recife

Desde o último domingo, a jovem vem perdendo líquido e sentindo várias contrações

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 10/09/2021 às 20:40 | Atualizado em 11/05/2022 às 17:49
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Revoltada com o descaso no atendimento na Maternidade Professor Bandeira Filho, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, a sogra da jovem, de 18 anos, que está grávida de 38 semanas, relatou à reportagem da TV Jornal que um dos motivos de mortes de mães e bebês tem relação com a negligência.

"A gente chega assim, jogada do hospital. Nem com um cachorro se pode fazer isso, quanto mais com um ser humano. É o primeiro bebê dela. É por isso que muitas mães e crianças morrem na sala de parto. Porque dão a medicação e mandam de volta para casa", disse.

Confira a reportagem: 

Familiares da jovem relatam que, desde o último domingo (5), luta para entrar em um hospital e realizar o trabalho de parto. Devido as contrações, a gestante não consegue dormir, vive perdendo líquido, e, além disso, não consegue se alimentar, pois vomita tudo que come.

"A gente foi para a policlínica deram o encaminhamento para mandar ela pra cá e chegou aqui quer dar remédio pra passar a dor. Mas dor de parto não se passa assim só quando tem o neném. Só ela sabe a dor que está sentindo", contou a sogra.

Resposta

Após o aparecimento da reportagem da TV Jornal, a emergência da Maternidade Professor Bandeira Filho resolveu prestar o atendimento a jovem. Foi informado a família que iriam avaliar pois chegou um exame que seria verificado.

A equipe não foi autorizada a entrar no local, mas após a entrada na unidade, a irmã da gestante informou que a médica que estava no plantão colocou a estudante em observação até 15h para que, após esse horário, seja dado outro toque para ver se houve evolução na dilatação, pois de acordo com a unidade, grávidas com 2 cm de dilatação não estão em trabalho de parto.