
Cada vez mais pessoas estão sendo imunizadas, com o avanço da vacinação contra a covid-19, em Pernambuco e em todo o Brasil.
No entanto, existem algumas recomendações a serem observadas, na hora de se tomar uma vacina, para evitar problemas ou reações indesejadas.
Uma das vacinas contra o novo coronavírus (covid-19), é a Janssen, da norte-americana Johnson & Johnson, que chegou depois e ainda é uma das menos tomadas por brasileiros, mas é tão importante quanto qualquer outra.
O destaque do imunizante “Ad26.COV2.S” se dá pela sua aplicação favorável em cenários como a pandemia: a imunização ocorre com apenas uma dose, e a vacina pode ser armazenada em temperaturas de fácil transporte (2 a 8ºC).
Pode tomar a vacina estando gripado?
Assim como qualquer outro tipo de vacina, o imunizante contra o novo coronavírus (covid-19) também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários, principalmente dor no local da injeção, como inchaço, dor e vermelhidão.
- Pode consumir beber depois de tomar a vacina da Pfizer, Janssen, Astrazeneca, Sputnik V ou Coronavac contra a covid-19?
- A vacina da Janssen tem quantas doses? Qual o intervalo entre elas?
- Vai ter dose de reforço da vacina da Janssen contra a covid-19? Quando? Quem terá direito? Qual vacina será usada?
- Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca e Janssen: vacinas administradas no Brasil têm efetividade?
Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar cansaço, dor muscular, febre e dor de cabeça. Estes sintomas geralmente são leves e tendem a desaparecer em poucos dias.
Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é a de que a vacinação contra o novo coronavírus seja adiada, caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris. Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado.
Vacina contra a gripe
A Drª Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, gravou um vídeo esclarecendo as principais dúvidas sobre a vacinação contra a gripe.
No vídeo abaixo, ela responde se pode ou não tomar a vacina da gripe, estando com sintomas da Influenza.
Confira: