VACINA

Vacinação contra a covid-19: Posso tomar a Coronavac estando com sintomas de gripe?

Assim como qualquer outro tipo de vacina, o imunizante contra a covid-19 também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários

Vacinação contra a covid-19: Posso tomar a Coronavac estando com sintomas de gripe?

Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado. - Foto: MIva Filho / SES

O avanço da vacinação contra a covid-19, em Pernambuco e em todo o Brasil, tem deixado cada vez mais pessoas imunizadas, o que reduz riscos de contágio e de consequências graves do novo coronavírus. No entanto, existem algumas recomendações a serem observadas, na hora de se tomar uma vacina, para evitar problemas ou reações indesejadas.

>> Butantan esclarecerá dúvidas sobre lotes suspensos da Coronavac

Uma das vacinas contra o novo coronavírus (covid-19), é Coronavac, desenvolvida pela empresa biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Pode tomar a vacina estando gripado?

Assim como qualquer outro tipo de vacina, o imunizante contra o novo coronavírus (covid-19) também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários, principalmente dor no local da injeção, como inchaço, dor e vermelhidão. Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar cansaço, dor muscular, febre e dor de cabeça. Estes sintomas geralmente são leves e tendem a desaparecer em poucos dias. 

A Coronavac, por exemplo, foi testada em mais de 12 mil voluntários, entre 18 e 59 anos, e não apresentou efeitos colaterais graves em nenhum deles. Apenas 35% dos voluntários apresentaram algum tipo de reação adversa, porém, todas elas classificadas como em grau leve, como dor local e febre baixa.

>> Vacina CoronaVac é eficaz contra a variante Delta? Qual risco da cepa para o Brasil? Médico explica

A recomendação do Ministério da Saúde é a de que a vacinação contra o novo coronavírus seja adiada, caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris. Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado.

>> Covid-19: Qual é a duração e eficácia das vacinas CoronaVac e AstraZeneca?

Vacina contra a gripe

A Drª Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, gravou um vídeo esclarecendo as principais dúvidas sobre a vacinação contra a gripe. No vídeo abaixo, ela responde se pode ou não tomar a vacina da gripe, estando com sintomas da Influenza. 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.