Vacina

Vacinação contra a covid-19: Posso tomar a Coronavac estando com sintomas de gripe?

Assim como qualquer outro tipo de vacina, o imunizante contra a covid-19 também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 13/09/2021 às 11:12 | Atualizado em 01/05/2022 às 18:36
MIva Filho / SES
FOTO: MIva Filho / SES

O avanço da vacinação contra a covid-19, em Pernambuco e em todo o Brasil, tem deixado cada vez mais pessoas imunizadas, o que reduz riscos de contágio e de consequências graves do novo coronavírus.

No entanto, existem algumas recomendações a serem observadas, na hora de se tomar uma vacina, para evitar problemas ou reações indesejadas.

Uma das vacinas contra o novo coronavírus (covid-19), é Coronavac, desenvolvida pela empresa biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Pode tomar a vacina estando gripado?

Assim como qualquer outro tipo de vacina, o imunizante contra o novo coronavírus (covid-19) também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários, principalmente dor no local da injeção, como inchaço, dor e vermelhidão.

Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar cansaço, dor muscular, febre e dor de cabeça. Estes sintomas geralmente são leves e tendem a desaparecer em poucos dias.

A Coronavac, por exemplo, foi testada em mais de 12 mil voluntários, entre 18 e 59 anos, e não apresentou efeitos colaterais graves em nenhum deles.

Apenas 35% dos voluntários apresentaram algum tipo de reação adversa, porém, todas elas classificadas como em grau leve, como dor local e febre baixa.

A recomendação do Ministério da Saúde é a de que a vacinação contra o novo coronavírus seja adiada, caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris. Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado.

Vacina contra a gripe

A Drª Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, gravou um vídeo esclarecendo as principais dúvidas sobre a vacinação contra a gripe.

No vídeo abaixo, ela responde se pode ou não tomar a vacina da gripe, estando com sintomas da Influenza.

Confira o vídeo: