ILHAS CANÁRIAS

Drone flagra momento em que lava de vulcão atinge piscina em La Palma; veja vídeo

Imagens captadas por um drone mostram a lava chegando até a piscina de uma casa da ilha

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 21/09/2021 às 17:40
Reprodução
FOTO: Reprodução
Leitura:

A lava do vulcão Cumbre Vieja que entrou em erupção no último domingo (19) na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago turístico das Canárias, já destruiu mais de 100 casas. Imagens captadas por um drone mostram a lava chegando até a piscina de uma casa da ilha. O flagrante pode ser visto de perto a partir do 1m16s do vídeo abaixo, que mostra diversos pontos da ilha engolidos pela lava:

 

De acordo com as autoridades, cerca de 6 mil pessoas que moram na ilha já foram obrigadas a sair de casa para fugir da erupção. O vulcão lança lava a centenas de metros de altura, envolvendo florestas e enviando rocha derretida rumo ao Oceano Atlântico ao longo de uma área escassamente povoada de La Palma.

>>Cumbre Vieja hoje, 21 de setembro: vulcão abre nova boca eruptiva, gera parede de lava, chega a casas e força retirada de moradores de La Palma; veja vídeos

Gases tóxicos

Não se registraram mortos nem feridos. Conforme especialistas, se a lava chegar ao mar, pode provocar mais explosões e nuvens de gases tóxicos.

Nova boca

Uma nova boca do vulcão Cumbre Vieja surgiu na noite dessa segunda-feira (20) a cerca de 900 metros da principal, e é a nona já registrada, segundo informações do Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca). Ao mesmo tempo, uma parede de lava com metros de altura avança sobre construções e estradas, destruindo, até o momento, 103 hectares de terra e 166 casas, além de outros edifícios. De acordo com as autoridades, a lava vem avançando cerca de 700 metros por hora, e pode estar perto de chegar ao mar, o que pode resultar em explosões e emissões de gases para a atmosfera.

Veja, ao vivo, erupção do vulcão de La Palma, nas Ilhas Canárias

Mais Lidas