Projeto

TV e Rádio Jornal integram grupo de 15 redações da América Latina no Video Business Accelerator do Facebook

O programa é oferecido pelo Facebook Journalism Project, em colaboração com a Craig Newmark Graduate School of Journalism e o International Center for Journalists

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 22/09/2021 às 9:49 | Atualizado em 01/03/2022 às 13:27
BERG ALVES/JC IMAGENS
FOTO: BERG ALVES/JC IMAGENS

A TV Jornal integra um novo grupo de veículos de notícias selecionado para participar do Video Business Accelerator, um programa gratuito que visa a ensinar redações de todo o mundo estratégias de negócios sustentáveis em torno do vídeo, em redações globais.

>> TV Jornal estreia estúdio e promove mudanças nos programas; confira

>> Quer assistir TV Jornal ao vivo pela internet? Saiba como

O programa

O programa é oferecido pelo Facebook Journalism Project, em colaboração com a Craig Newmark Graduate School of Journalism, na CUNY, e o International Center for Journalists (ICFJ).

O objetivo é capacitar organizações de notícias a desenvolver e implementar estratégias, construir protótipos funcionais e lançar projetos de vídeo que possam gerar receita.

A Diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio, Maria Luiza Borges, adiantou como será a participação da TV e Rádio Jornal no projeto.

"A TV Jornal apresentou ao ICFJ um projeto focado em futebol, um tema de enorme importância no conteúdo gerado pelo Sistema Jornal do Commercio. A ideia é aprendermos a trabalhar melhor esse tema nas plataformas digitais e ao final do acelerador, produzirmos uma série de reportagens falando sobre o crescimento do papel da mulher nessa modalidade", afirmou.

>> Rádio Jornal inaugura fase da radiodifusão em Pernambuco com nova estação

Segunda edição

A primeira edição do programa, realizado no início deste ano, na Ásia-Pacífico, contou com 12 veículos de notícias locais.

Agora, 15 veículos de mídia e organizações da América Latina vão se reunir, virtualmente, para o programa de treinamento de seis meses.

A partir de 28 de setembro, poderão refinar suas estratégias de vídeo, aumentar suas receitas capturando novos públicos, mensurar o sucesso de novas iniciativas e entregar seu jornalismo profissional em diferentes plataformas.

Treinamento

Os participantes receberão um treinamento de 10 semanas focado no negócio de vídeo, conduzido por especialistas da indústria de todo o mundo.

Depois disso, poderão se inscrever para receber um fundo de US$12.000 para desenvolver um projeto de vídeo, nos três meses seguintes.

Ao longo do programa, as equipes participantes serão orientadas por instrutores profissionais. Os líderes de equipe de cada meio de mídia ajudarão a defender o projeto de vídeo em suas respectivas organizações.

América Latina

O grupo da América Latina é formado por uma variedade de veículos, desde jornais impressos até grandes emissoras, do Brasil, México, Colômbia, Argentina e Peru.

Julieta Shama, Chefe de Parcerias de Notícias de países de língua espanhola do Facebook para a América Latina diz: “Estamos animados em trazer este programa de aceleração para a América Latina. Esta parceria com a CUNY e o ICFJ reunirá alguns dos maiores players de vídeo da região, onde poderão aprender uns com os outros e compartilhar as melhores práticas de monetização.

"Estamos ansiosos para ver como esses participantes vão integrar os aprendizados do programa em suas organizações, desde o desenvolvimento de conteúdo de vídeo até a criação de modelos de negócios sustentáveis", conclui Shama. 

Conheça as organizações de notícia da América Latina que integram o Video Business Accelerator 2021:

TV e Rádio Jornal

A TV e Rádio Jornal do Commercio Ltda é um veículo de radiodifusão do Brasil. A equipe inclui Maria Luiza Borges Lins e Silva, Lilian Fonseca, Giliard de Santana e Vagner Marques Lins.

Outros

  • O Clarín é um jornal da Argentina. A equipe é formada por Carolina Potocar, Mariela Gentile, Mariano Basilico e Pablo Vaca.
  • El Financiero é um site de notícias do México. A equipe inclui David Arón González Luckie, Alina Macías Rangel, Stephanie Cuevas Muñoz e Jonathan Roberto Ruiz Torre.
  • El Heraldo de México é um jornal impresso do México. A equipe é formada por Susana Ruiz De Honor, María José Serrano Carbajal, Teresa López Hernández e Armando Kassian Mieres.
  • El Tiempo é um jornal da Colômbia. Esta equipe é formada por Julio César Guzmán, José Carlos García Rico, Héctor Cuervo, Juan David Rueda e Jorge Amaya.
  • Folha de S.Paulo é um jornal do Brasil. A equipe é formada por Beatriz Peres, Mariana Goulart, Amanda Martins Gomes Lemos e Roberto Dias.
  • Infobae é um site de notícias da Argentina. A equipe inclui Lihueel Althabe, María Dolores Ferrer Novotny, Maria del Pilar Ayuso e Alejo Garcia Sosa.
  • Jovem Pan é uma emissora de rádio no Brasil. A equipe inclui Tadeu Amaral, Camila Maria Rizzardi dos Santos, Daniela Carolina da Fonseca Neiva e Marcelo Rodrigues Camargo.
  • Noticias Caracol é um noticiário da Colômbia. A equipe é formada por Ana María Velásquez Restrepo, Mireya Fernández Beltrán, Dayan Paola Peña Mendez e Marcelo Liberini.
  • RPP Noticias é uma rádio do Peru. A equipe inclui Gerardo Cárdenas, Enrique López, Juan Carlos Chávez e Daniel Titinger Lopez.
  • Telefe Noticias é um noticiário da Argentina. A equipe é formada por Leandro Camino, Hernán Sampó, Federico Erdmann, Elea Arias Larroudé e Agustín D’Empaire.
  • A TV Azteca Noticias é uma transmissão do México. A equipe é formada por Juan Carlos Barajas Coronado, José Manuel Romero Carranza, María de Lourdes Monsalvo Espinosa e Alonso Israel Ceron Hernandez.
  • O UOL é um meio de comunicação digital do Brasil. A equipe inclui Luciana Bonillo Pilon, Jean Louis Mazon, Lucas Pastore e Antoine Morel.
  • Vibra é um meio de comunicação digital do Brasil. A equipe inclui Flavio Mizukawa Iwakura, Talita Angulo Eredia Marchao, Renan Santos de Queiroz e Wallison Felicio de Souza.
  • A Webedia Brasil é um meio de comunicação digital no Brasil. A equipe inclui Ana Carolina Teijido B. de Oliveira, Guilherme Resende, Barbara Mannara e Diogo Ferreira.

O Programa Video Accelerator

O programa Video Accelerator do Facebook Journalism Project ajuda os veículos de notícias a criar vídeos excelentes e a construir modelos de negócios sustentáveis que funcionam.

Financiado pelo Facebook Journalism Project (FJP), cada Accelerator inclui workshops práticos liderados por veteranos da indústria de notícias e treinamento de especialistas.