Vulcão

Vulcão Cumbre Vieja: após noite cheia de erupções, vulcão pausa atividades. Ele vai voltar? Quanto tempo devem durar erupções?

Em mais de uma semana, erupção destruiu mais de 500 edifícios. Pausa é momentânea. Especialistas preveem que vulcão permanecerá ativo por, pelo menos, 79 dias

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/09/2021 às 9:34 | Atualizado em 19/01/2022 às 18:07
 - FORTA/ via REUTERS
FOTO: - FORTA/ via REUTERS

*Com informações do SBT

O vulcão Cumbre Vieja, que está ativo há mais de uma semana, na ilha de La Palma (Canárias), Espanha, deixou de emitir lava, fumaça e cinzas, na manhã desta segunda-feira (27), após uma noite com várias erupções.

A coluna de fumaça que espalhou cinzas por toda a ilha desapareceu e o vulcão aparenta não ter atividade. Do porto de Tazacorte, pequenas colunas de fumaça são vistas ao longo do caminho principal que destruiu a aldeia de Todoque.

>> Vulcão Cumbre Vieja: erupção se intensifica, cidades são evacuadas e aeroporto fechado; confira as últimas notícias

 

>> Ilhas Canárias: Erupção de vulcão se intensifica e mais 3 cidades são evacuadas; saiba mais

>> Vulcão em La Palma: Uma semana após início da erupção, Espanha fecha aeroporto por conta das cinzas do Cumbre Vieja; veja notícias

Caminho para o mar

Nesse domingo (26), o fluxo de lava estava a 1,6 km da faixa costeira, mas, segundo a agencia de notícias espanhola EFE, ainda não chegou ao mar.

O comitê científico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca) informou que, até o fim do dia, a lava poderia chegar ao mar. Os integrantes do Pevolca alertaram aos moradores de Tazacorte que eles devem permanecer dentro de casa para evitar contaminação por gases tóxicos expelidos pelo vulcão.

>> Veja como está a erupção do vulcão de Cumbre Vieja

Oito dias de erupção e destruição

Há mais de uma semana, a erupção no vulcão La Palma, deixou um rastro de destruição. Cerca de 500 edifícios já foram destruídos pela lava, que já cobre uma área de 212 hectares, incluindo muitas plantações de banana.

Balanço

Em 1971 e 1949, a ilha presenciou episódios de erupção que provocaram três mortes. Duas dessas pessoas morreram devido à inalação de gás expelido pelo vulcão.

O vulcão Cumbre Vieja expele lava desde domingo da semana passada (19/09), no entanto, não há registro de mortos e feridos. As autoridades regionais estimam prejuízos de 400 milhões de euros. De acordo com especialistas, a erupção vulcânica pode durar mais de 79 dias.