COVID-19

Dose reforço realmente tem eficácia? Pfizer pede avaliação à Anvisa

Agência tem prazo de 30 dias para responder demanda da farmacêutica

JC
JC
Publicado em 28/09/2021 às 19:00 | Atualizado em 11/01/2022 às 19:14
Foto: Edmilson Tanaka
FOTO: Foto: Edmilson Tanaka

Representantes da Pfizer solicitaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para aplicar uma Dose Reforço (terceira dose) da vacina Comirnaty em voluntários que receberam as duas primeiras doses do imunizante há, pelo menos, seis meses.

>>>Posso tomar a vacina da covid-19 mesmo estando gripado? E a da gripe?

Atualmente, a bula da Comirnaty contém a informação que cada pessoa deve receber apenas duas doses. A aprovação da agência reguladora é necessária para que a dose de reforço possa ser disponibilizada, já que a Anvisa é responsável por atestar a segurança e a eficácia da terceira dose.

Caso o pedido para alteração na bula for aprovado, a terceira dose poderá, posteriormente, ser aplicada em todas as pessoas a partir dos 12 anos que tomaram a Comirnaty.

Anvisa emite nota 

A Anvisa informou em nota ter o prazo de até 30 dias para responder à solicitação da Pfizer, desde que não sejam necessárias adequações ou esclarecimentos técnicos adicionais.

De acordo com a agência, o estudo clínico que a Pfizer apresentou para subsidiar o pedido contou com a participação de voluntários brasileiros, além de cidadãos dos Estados Unidos e da África do Sul.