VULCÃO

La Palma: lava do vulcão chega ao mar; saiba mais

A preocupação é pelo risco da liberação de gases tóxicos e da contaminação do ar devido ao vapor criado pelo rápido resfriamento da lava

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 28/09/2021 às 21:55 | Atualizado em 11/01/2022 às 18:53
Foto / Reprodução
FOTO: Foto / Reprodução

Nesta terça-feira (28), a lava do vulcão da ilha espanhola de La Palma chegou ao mar. O vapor expelido provoca uma nuvem de gases tóxicos que podem prejudicar a área.

Depois de nove dias desde a erupção do vulcão, a lava alcançou a praia. A maior preocupação no momento é a contaminação do ar devido ao rápido resfriamento da lava. Mais cedo, a Espanha, responsável pela administração da ilha de La Palma, declarou a área atingida pelo vulcão como uma zona de desastre.

Essa decisão vai liberar verba que será utilizada para reconstrução e ajuda aos moradores prejudicados pela lava. O anúncio do governo informou que o primeiro pacote será de 10,5 milhões de euros, cerca de R$ 66 milhões.

Milhares de pessoas foram retiradas das áreas consideradas de risco. A erupção já destruiu quase 600 imóveis, entre casas, igrejas e escolas, além de ter arrastado plantações.

 

>>Vulcão Cumbre Vieja hoje, 27 de setembro: após noite cheia de erupções, vulcão pausa atividades. Ele vai voltar? Quanto tempo devem durar erupções?

O IGN emite alerta

Nesta segunda (27), após o vulcão de Cumbre Vieja reduzir sua atividade, o Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha emitiu novamente um alerta para a possibilidade de novas explosões. De acordo com o órgão do governo espanhol, a nuvem de cinzas expelida pelo vulcão poderá alcançar os 7.000 metros.