FENÔMENO

Vulcão nas Ilhas Canárias: Governo da Espanha declara La Palma como 'zona de desastre'; saiba mais


De acordo com a Defesa Civil, mais de 6 mil pessoas já precisaram deixar suas casas

JC
JC
Publicado em 28/09/2021 às 17:00
La Palma é considerada área de desastre pelo Governo da Espanha  - FORTA/ via REUTERS
FOTO: La Palma é considerada área de desastre pelo Governo da Espanha - FORTA/ via REUTERS
Leitura:

Nesta terça-feira (28), o governo da Espanha declarou que a área do vulcão em erupção na Ilha de La Palma, nas Canárias, é uma "zona de catástrofe", com isso, o país vai destinar 10,5 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões) para medidas urgentes de moradia e ajuda aos desalojados.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 6 mil pessoas já precisaram deixar suas casas. O vulcão de Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo (19) e desde então deixou um rastro de destruição nesta ilha do arquipélago espanhol no meio do Oceano Atlântico.

Mais de 600 casas e comércios, além de cerca de 20km de ruas e estradas foram atingidos pela lava que escorre há dez dias em direção ao mar. Imagens feitas com um drone pela Polícia Civil espanhola revelam a destruição na ilha.

 

>>Vulcão Cumbre Vieja hoje, 27 de setembro: após noite cheia de erupções, vulcão pausa atividades. Ele vai voltar? Quanto tempo devem durar erupções?

O alerta

O Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha voltou a emitir um alerta para novas explosões após o vulcão de Cumbre Vieja reduzir sua atividade nessa segunda-feira (27). Segundo o órgão do governo espanhol, a nuvem de cinzas expelida pelo vulcão poderá alcançar os 7.000 metros.

Mais Lidas