Polêmica

Suzane Richthofen e os irmãos Cravinhos faturaram com os filmes 'A Menina que Matou os Pais' e 'O Menino que Matou Meus Pais'?

Lançamento na Amazon Prime dos filmes 'A Menina que Matou os Pais' e 'O Menino que Matou Meus Pais', sobre o caso Richthofen, vêm causando polêmica.

JC
JC
Publicado em 29/09/2021 às 10:09 | Atualizado em 06/01/2022 às 17:20
Daniel Cravinho (no centro da imagem) era namorado de Suzane von Richthofen e a ajudou no crime - Reprodução
FOTO: Daniel Cravinho (no centro da imagem) era namorado de Suzane von Richthofen e a ajudou no crime - Reprodução

Lançados na semana passada, na Amazon Prime, os filmes "A Menina Que Matou os Pais" e "O Menino Que Matou Meus Pais" abordam os eventos anteriores ao assassinato dos pais de Suzane von Richthofen — crime arquitetado por ela mesma, junto com o namorado, Daniel Cravinhos, e o cunhado, Cristian Cravinhos.

Suzane ou os irmãos Cravinhos tiveram alguma participação no filme?

O crime foi algo que chocou todo o Brasil, e por isso mesmo algumas polêmicas sobre as produções dos filmes acabaram surgindo. Dúvidas sobre as produções estão na boca do público. Uma das mais comentadas nas redes sociais era sobre o envolvimento de Suzane e os irmãos Cravinhos nas produções do longa, e se os três receberam dinheiro pelos títulos.

>>> LEIA MAIS: Veja perguntas e respostas sobre Suzane von Richthofen.

>> Entenda a diferença entre as condenações de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cravinhos

Carla Diaz, atriz que interpreta Suzane nos longas, explicou em entrevista à Splash, do Uol, que não houve contato com a condenada. A produção nunca quis ter nenhum tipo de envolvimento com Suzane ou os irmãos Cravinhos e eles não têm ligação com as produções dos filmes.

Raphael Montes e Ilana Casoy, criminóloga que acompanhou as reconstituições do caso e esteve presente durante o julgamento, assinam os roteiros dos longas.

.

Eles vão ganhar dinheiro com os filmes?

Um dos roteiristas, Raphael Montes, em conversa com Splash, esclareceu que, por se tratar de um caso público, não é necessária a autorização ou envolvimento de ninguém que esteve no caso.

Procurado por Splash, Rodrigo Moraes, advogado e professor de Direito Civil e Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, explicou que não é necessário autorização prévia para obras literárias e audiovisuais biográficas.

Segundo ele, não há premissa de pagamento de royalties ou qualquer pagamento a título de direito de imagem. Quem tem direito a royalties é o autor da obra audiovisual biográfica, não o personagem biografado.

>> Richthofen: Relembre outros casos que chocaram o Brasil

Já no caso dos direitos de imagem dos envolvidos, a lei não é tão assertiva, já que se faz necessário ponderar "a notoriedade do retratado e dos fatos abordados". Para Moraes, por se tratar de um caso notório, e amplamente divulgado pela mídia para o público, Suzane não tem direitos à própria imagem, pois é usada para retratar o crime, um fato histórico.

Caso a personagem biografada tivesse direito a exigir um preço pelo uso de 'sua imagem', numa obra audiovisual biográfica, poderia ser uma censura privada, que é vedada pela Constituição Federal de 1988. Sendo assim, nenhum dos envolvidos recebeu ou receberá qualquer tipo de compensação pelos filmes.

Suzane tentou barrar o lançamento dos filmes

Suzane von Richthofen, condenada pela morte dos pais, cumpre a pena em regime semiaberto. Ela tentou barrar o lançamento dos filmes e impedir a estreia, mas teve o pedido negado pela Justiça.