Religião

Por que o dia de São Jerônimo, 30 de setembro, é também o dia da Bíblia?

Dia 30 de setembro é o 'Dia da Bíblia' para a Igreja Católica

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 30/09/2021 às 11:34 | Atualizado em 04/01/2022 às 18:21
Reprodução
FOTO: Reprodução

O mês de setembro é dedicado, pela Igreja Católica, à Bíblia, o Livro Sagrado de todos aqueles que seguem Jesus Cristo, os cristãos. Esta quinta-feira (30) é o 'Dia da Bíblia', devido a celebração a São Jerônimo.

No total, são 73 registros na Bíblia, divididos em Antigo Testamento (46 livros) e Novo Testamento (27 livros). Acredita-se que na Bíblia estão contidos todos os ensinamentos, revelações e manifestações de Deus.


Por que o Dia da Bíblia é comemorado no Dia de São Jerônimo?

Foi Jerônimo quem traduziu as sagradas escrituras do hebraico e do grego para o latim, língua falada no Império Romano, e deu origem a muitas outras línguas, como o próprio português.

>> Quem foi São Jerônimo? Conheça a história de vida, frases e oração do santo conhecido como tradutor da Bíblia

Naquela época, as traduções que existiam possuíam muitas imperfeições de linguagem e várias imprecisões ou traduções não muito exatas. Jerônimo, que dominava o latim, traduziu toda a Bíblia para esse idioma, e essa tradução chamada "Vulgata" (tradução feita para o povo ou vulgo) foi a Bíblia oficial para a Igreja Católica durante 15 séculos.


A Igreja Católica sempre reconheceu São Jerônimo como um homem eleito por Deus para explicar e trazer o entendimento da bíblia. Por isso, foi nomeado patrono de todos os que no mundo se dedicam a fazer entender e amar mais as Sagradas Escrituras.