Outubro Rosa

Hospital da Mulher do Recife oferece colocação de diu, mamografia e outros serviços gratuitos sem marcação; confira detalhes

Todos os serviços do Hospital da Mulher do Recife gratuitos e as atividades são por livre demanda para mulheres com SUS do Recife

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 01/10/2021 às 14:54
pixabay
FOTO: pixabay

Este mês é realizada a campanha do Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Pensando nisso, o Hospital da Mulher do Recife, localizado no bairro do Curado, na zona oeste da capital pernambucana, divulgou nesta sexta-feira (1º) ações que farão parte desse mês.

Como parte da programação, serão realizadas 360 mamografias por livre demanda. Se a mulher tem o cartão SUS do Recife e idade entre 50 e 69 anos (como preconiza o Ministério da Saúde), basta ela procurar Hospital da Mulher, a partir da próxima segunda-feira (04), pela manhã.

A novidade deste ano é que, além do exame de mamografia, será ofertada a colocação do dispositivo intrauterino (DIU), também por demanda espontânea. Ao todo, serão oferecidas 120 vagas para inserção de DIU, sendo 60 por livre demanda e 60 por meio da regulação do município.

Completando a campanha do Outubro Rosa do HMR, serão realizadas salas de espera (Aleitamento Materno, Nutrição, Serviço Social e Psicologia), além de atividades voltadas à autoestima feminina, como corte de cabelo e design de sobrancelhas (respeitando os protocolos de proteção contra a Covid 19).

Cronograma de atividades

Início da Mamografia e Colocação de DIU – Dia 04 (segunda-feira). As vagas serão disponibilizadas até o limite oferecido pela unidade, que são 360 para mamografia e 120 para inserção de DIU, sendo que 60 virão da regulação do município e os outros 60 por demanda espontânea.

Exames de Mamografia por livre demanda

Dias 04 (segunda-feira), 05, 06, 07, 08 (sexta-feira).

Dias 13 (quarta-feira), 14, 15 (sexta-feira).

Dias 18 (segunda-feira), 19, 20, 21, 22 (sexta-feira).

Dias 25 (segunda-feira), 26, 27, 28 e 29 (sexta-feira).

Sendo 10 exames pela manhã e 10 à tarde – 20 ao todo diariamente.

Mutirão de Colocação de DIU

Datas: Todas as segundas-feiras de outubro, menos no dia 11.

Inserção de DIU também no dia 15 de outubro (sexta-feira).

Obs. A inserção de DIU vai até o mês de novembro, quando serão completadas todas as 120 vagas.

Critérios Mamografia:

Cartão SUS do Recife

Idade entre 50 e 69 anos

Critérios DIU:

Cartão SUS do Recife

Triagem feita pela Enfermagem do Hospital

Mutirão de Mamografia – A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível começar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

Mutirão de DIU – O objetivo é reduzir o número de mulheres que aguardam na fila de espera para a colocação do DIU, um dispositivo intrauterino que impede a gravidez. O DIU de cobre, que será utilizado no mutirão tem duração de 10 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher assim desejar.

Ainda como parte das ações do Outubro Rosa haverá aplicação do Implante Anticoncepcional, método contraceptivo que é introduzido sob a pele localizada na parte anterior do braço. O implante tem custo superior ao DIU convencional e será colocado em pacientes com condições desfavoráveis, como usuárias de drogas. Serão oito pacientes contempladas, a serem selecionadas pela regulação do município.

Salas de Espera - Orientação qualificada para pacientes e acompanhantes sobre prevenção de doenças e acessos a serviços do SUS.

- Do dia 1ª ao dia 29, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

Aleitamento Materno – Tema: O papel da amamentação na proteção contra o câncer de mama

Nutrição – Tema: Câncer de Mama: prevenção através da alimentação

Serviço Social – Tema: Os direitos da mulher

Psicologia – Tema: E os seus pensamentos, vão bem!?

Corte de Cabelo e Design de Sobrancelhas - Dia 19 de outubro (terça-feira), o dia todo.