ACIDENTE

Vídeo mostra momento de acidente que deixou 12 mortos e mais de 10 feridos na Bahia

Gravação é do circuito interno de imagens da empresa responsável pelo ônibus envolvido

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/10/2021 às 20:05
Reprodução/Redes Sociais
FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo mostra o exato momento em que o caminhão bitrem, que transportava eucaliptos, bateu no ônibus, na BR-101, no sul da Bahia, na noite da última quarta (29). A colisão deixou 12 pessoas mortas e 22 feridas. As cenas são do circuito interno da empresa Rota Transportes, responsável pelo ônibus envolvido no acidente - os outros veículos são um caminhão e uma van. No vídeo, é possível ver que um bitrem do caminhão, carregado de eucalipto, se solta em uma curva e atinge diretamente o ônibus, que ia de Itacaré para Porto Seguro. A maioria dos passageiros aparentava estar dormindo no momento do impacto. A hora exata da batida, segundo as imagens, foi às 19h59. A van também acabou atingida - o veículo não fazia transporte e era de uso familiar.

Também no vídeo é possível ver alguns feridos no chão, aguardando para serem atendidos. Houve uma confusão no local e pedaços de eucalipto ficaram espalhados por toda a pista. De acordo com a Polícia Federal Rodoviária (PRF), os motoristas do ônibus e da van morreram no local. Além das mortes, 17 pessoas ficaram feridas, sendo seis com lesões graves.

Enterros e investigação

Na noite dessa quinta-feira (30), a maioria dos corpos das vítimas já tinha sido liberada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis. Os sepultamentos de Ana Aline dos Santos, de 25 anos, e das filhas dela, Safira Nascimento, de 10 anos, e Samiry Nascimento, de 1 ano e cinco meses, que morreram abraçadas, foram na cidade de Santa Cruz da Vitória, no sul da Bahia. No final da manhã desta sexta-feira (1º), o motorista de caminhão envolvido na batida se apresentou à polícia e foi liberado após ser ouvido.

>>Acidente entre caminhão, ônibus e van deixa 12 mortos e 17 feridos; veja vídeo

Na quinta-feira, um dos advogados dele informou que o motorista fugiu sem prestar socorro às vítimas porque ficou com medo de ser linchado pelas testemunhas e sobreviventes. O advogado disse que o local estava sem sinal de celular. O caso é investigado pela delegacia de Eunápolis. As imagens das câmeras do ônibus serão periciadas e a polícia irá comparar o registro com a versão apresentada pelo suspeito. Ainda não há detalhes sobre o conteúdo do depoimento dele.

Quem são as vítimas que morreram no acidente?

  • Douglas Santos Silva, 45 anos, motorista da van
  • Leandro Assunção Oliveira, 40 anos, motorista do ônibus
  • Carlos Alberto Matheus Alves, 63 anos, pediatra passageiro do ônibus
  • Safira dos Santos do Nascimento, 10 anos, estudante passageira do ônibus
  • Samiry dos Santos Nascimento, 1 ano e 5 meses, passageira do ônibus
  • Ana Aline dos Santos, 25 anos, passageira do ônibus e mãe de Safira e Samiry
  • Maria das Dores da Silva, 66 anos, passageira do ônibus
  • Raimunda de Souza Céu, 73 anos, professora e passageira do ônibus
  • Célia Barbosa da Silva, 63 anos, funcionária pública e passageira do ônibus
  • Luciene Alves dos Santos, 39 anos, camareira e passageira do ônibus
  • Fátima Maria Gomes Lima, 65 anos, passageira do ônibus
  • Maria do Carmo de Araújo Jatobá, 65 anos, passageira do ônibus