ERRO

5xx Server Error: entenda o erro que tirou WhatsApp, Facebook e Instagram do ar nesta segunda (4)

Desde o início da tarde desta segunda, internautas estão sem poder acessar os aplicativos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/10/2021 às 16:50 | Atualizado em 11/07/2022 às 12:02
Foto: Alfredo Rivera/Pixabay
FOTO: Foto: Alfredo Rivera/Pixabay

Nesta segunda-feira (4), o WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidades. Desde o início da tarde de hoje, internautas estão sem poder acessar os aplicativos. Devido a falha, várias pessoas estão perguntando: o que aconteceu? qual foi o problema? já voltou? há previsão?! Porém, vale ressaltar que, o problema visto pelas plataformas ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro "5XX Server Error" nas plataformas. Esse código dá pistas sobre o que está acontecendo. Por isso, entenda o que significa o problema que está afetando aplicativos e redes sociais nesta segunda.

>>Após fazer piada no Twitter sobre queda do WhatsApp, Telegram também apresenta instabilidade

Afinal, o que é '5XX Server Error'?

De acordo com informações do portal Tech Tudo, o aviso de "5XX Server Error" significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço. Na prática, o erro ocorre quando o servidor – ou seja, o computador central – não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada. No caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.

O 5XX, também chamado de "Erro 500", costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário. Na situação dos erros de WhatsApp, Facebook e Instagram, porém, a empresa ainda não solucionou a questão nos seus servidores, logo é necessário aguardar. “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, diz o comunicado da companhia.

Comenta-se no exterior que a pane estaria relacionada com um gargalo da estrutura de telecomunicações. O recurso chamado de DNS, que converte os endereços dos sites em números IP estaria falhando nos sistemas do Facebook, o que interromperia os serviços e poderia levar ao erro 500. Como o problema depende de uma resolução por parte dos serviços, não é possível acessar nenhuma das redes sociais. No caso do WhatsApp, no entanto, é possível utilizar algum dos concorrentes do mensageiro como alternativa para enviar mensagens aos contatos enquanto o app apresenta instabilidades.