Investigação

Vídeo: Fisioterapeuta é indiciada por maus tratos após agredir criança autista e diz que fazia parte do tratamento; veja a explicação dela

Suspeita negou as acusações e alegou que tudo fazia parte do tratamento da criança autista

Com informações do SBT
Com informações do SBT
Publicado em 07/10/2021 às 10:54 | Atualizado em 11/07/2022 às 9:41

A Polícia Civil concluiu o inquérito e indiciou por maus-tratos a fisioterapeuta Sâmia Patrícia Riatto Watanabe, profissional flagrada agredindo um dos seus pacientes, um menino de 8 anos com espectro autista, durante sessões em uma clínica particular de Manaus (AM). Em depoimento, ela negou as acusações e alegou que tudo fazia parte do tratamento.

>> Criança de 3 anos é encontrada morta após ter sido torturada no Alto do Moura, em Caruaru

>> Polícia Civil prende suspeitas de torturar e matar criança em Caruaru

O caso

Os registros aconteceram entre maio e julho, e o caso veio à tona em 17 de julho, quando a mãe da criança denunciou as agressões no 22º Distrito Integrado de Polícia.

As suspeitas dela e do marido começaram em 1 de julho, depois que a criança informou ao pai que Sâmia havia batido em sua cabeça. As agressões, no entanto, só foram confirmadas depois que a família teve acesso às gravações das câmeras de segurança da clínica, em 19 de julho.

Nas imagens, a fisioterapeuta aparece puxando o braço do menino. Também aparenta falar de forma ríspida com ele.

Em outro trecho, ela bate com a mão direita na cabeça da criança, que, quando levanta, aparenta estar chorando e enxuga os olhos.

Em outros vídeos, a criança aparece desacompanhada durantes as sessões. No dia 29 de junho, Sâmia é gravada recepcionando o menino na entrada da sala com um empurrão no peito.

>> Bebê morre após ser baleado na Zona Norte do Recife; suspeita é que criança de 11 anos tenha atirado por acidente

Parte do tratamento

Ao ser questionada sobre as imagens, Sâmia Riatto negou as agressões e a denúncia de maus tratos, disse que a "batida na cabeça" e os puxões tratam-se de um método chamado propriocepção e reforço sensório social. Ambos parte do tratamento.

O caso foi encaminhado para a Justiça do Amazonas.