Dia do Nordestino

Dia do Nordestino: Entenda história da comemoração

Data foi instituída pela Câmara de Vereadores de São Paulo. SJCC lança campanha para valorização da data

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 08/10/2021 às 8:15 | Atualizado em 11/07/2022 às 0:35
Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
FOTO: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

Oito de outubro é dia para celebrar toda a cultura nordestina! O Dia do Nordestino foi criado em 2009 pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952.

É uma grande homenagem aos nove diferentes estados - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Dia do Nordestino: Por que ele é comemorado?

A data foi estabelecida em 2009, devido a uma votação da câmara de vereadores de São Paulo. A decisão não vale para o todo o país, mas acabou sendo adotada por vários estados, de forma informal.

>>> Mensagens para o Dia do Nordestino: confira frases, textos e imagens para homenagear os amigos e familiares

O dia 8 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré.

Ele é um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como o grande Luiz Gonzaga.

Em 2019, porém, a lei 17.145 revogou o texto original e alterou a homenagem aos nordestinos para o dia 2 de agosto - dia em que morreu o pernambucano Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’ -. O artista foi responsável por popularizar a cultura do forró por todo o Brasil.

>>> Dia do Nordestino: baixe vídeo e compartilhe seu amor pelo Nordeste!

Seja no dia 8 de outubro ou 2 de agosto, celebrar a cultura, história e existência do povo nordestino é importante para prestigiar essa região bastante heterogênea em sua dialética, culinária, costumes e jeito de ser.

Orgulho de Ser Nordestino

A celebração comemora a existência dos mais de 56 milhões de habitantes da segunda região mais populosa do país como forma de reforçar o orgulho às raízes e afrontar a xenofobia.

Ainda há quem tente diminuir o povo da região pelos sotaques, seca e condições socioeconômicas, baseado em desinformação e preconceito.

Na contramão da xenofobia, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) lança nesta sexta-feira (8) a campanha "Orgulho de Ser Nordestino", como forma de prestigiar e exaltar a região.

Durante todo o mês de outubro, o público poderá acompanhar variadas programações a respeito da inciativa, na TV Jornal e Rádio Jornal.

Além de interagir pelas redes sociais com posts específicos com o tema para mostrar a diversidade e riqueza da região. Baixe o vídeo aqui.