Dia de Nossa Senhora Aparecida

Teatro de Jerusalém: Conheça a cidade cenográfica que fica em Rondônia e preparou missa para Nossa Senhora Aparecida

A cidade cenográfica de Nova Jerusalém, em Pernambuco, é famosa pela encenação da Paixão de Cristo, mas não é única no Brasil

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/10/2021 às 13:32 | Atualizado em 25/06/2022 às 3:39
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Você sabia que existe outro local com o nome e a produção referente à história do cristianismo, além da cidade cenográfica de Nova Jerusalém, em Pernambuco?

Ac cidade-teatro é chamada de Jerusalém da Amazônia e fica localizada em Porto Velho, capital de Rondônia, a 21 quilômetros do centro.

É a segunda maior cidade cenográfica do mundo, atrás somente da situada no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

Pela primeira vez nesta pandemia da Covid-19, a cidade cenográfica de Jerusalém da Amazônia foi aberta aos visitantes nessa terça-feira (12), no dia Nossa Senhora Aparecida, com uma missa em homenagem à padroeira do Brasil, na Capela Barco.

O evento reúne a comunidade cristã graças ao avanço da vacinação contra a doença. A ideia principal do evento é juntar fé em Nossa Senhora Aparecida, a religião e a arte.

Cidade cenográfica de Jerusalém da Amazônia

Há mais de dez anos, Jerusalém da Amazônia é considerada pela Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) como o segundo maior teatro a céu aberto do Brasil e do mundo no gênero Sacro (cristã).

De construção rústica e espaço amplo, a cidade-teatro é composta por uma área de quatro hectares e 16 cenários entre naturais e construídos.

Para não coincidir com o calendário de outras festas do Estado, a encenação da Paixão de Cristo em Jerusalém da Amazônia normalmente é realizada na segunda quinzena de maio.

Paixão de Cristo em Rondônia conta com mais de 300 atores de várias cidades do estado do Acre, Amazonas, Amapá e Roraima, incluindo Rondônia.

Missa de Nossa Senhora Aparecida

O dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil é celebrado pela Igreja Católica hoje, 12 de outubro.

Por causa disso, a TV Aparecida transmite ao vivo missas direto do Santuário de Aparecida, em São Paulo, e o site da Rádio Jornal retransmite. Haverá missa às 7h, 9h, 12h, 16h, 18h e 19h.

“Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!”. Esses versos são cantados em todo o Brasil em honra à padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Confira: