Doença dos porcos

PESTE SUÍNA NO BRASIL: Foco da doença é registrado no Ceará

Os porcos do criadouro foram confirmados com a peste suína clássica e, por isso, serão sacrificados. Confira se a doença pode atingir humanos e outras dúvidas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/10/2021 às 17:32 | Atualizado em 27/05/2022 às 20:29
Pixabay
FOTO: Pixabay

* Com informações dos jornais O Povo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou, nesta quarta-feira (13), foco de peste suína clássica na cidade de Marco, no Estado do Ceará, no Nordeste do Brasil. A transmissão ocorreu em um criadouro de porcos.

Até o momento, nove casos já foram confirmados, e os animais vão ter que ser sacrificados, de acordo com o jornal O Povo. A origem da peste suína clássica na propriedade e vínculos epidemiológicos serão investigados.

O local onde estava os porcos foi interditado pelo serviço veterinário estadual, representado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).

De acordo com o ministério, a peste suína clássica não é transmitida para seres humanos e não compromete a manutenção das zonas que são livres de peste suína clássica reconhecidas no Brasil e nem em restrições ao comércio internacional de suínos e seus produtos.

O que é a peste suína clássica?

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, a peste suína clássica é uma doença altamente contagiosa, que afeta somente porcos e javalis.

Caso sejam infectados, os animais podem sofrer morte súbita mesmo sem apresentar nenhum sintoma como febre alta, perda de apetite, letargia e hemorragias. Não há vacina para a doença.

Vale afirmar que a cidade de Marco, onde foi descoberto o registro do foco de peste suína clássica, fica fora da zona reconhecida como livre da peste suína clássica pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).