Benefício

Bônus Salarial: Governo de Pernambuco anuncia um bônus no salário dos professores; confira quem recebe e qual o valor

O anúncio do bônus salarial para os professores foi feito pela Secretaria de Educação e Esportes estadual nessa quarta-feira(13)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 13/10/2021 às 10:18 | Atualizado em 18/05/2022 às 19:55
Welington Lima/ JC Imagem
FOTO: Welington Lima/ JC Imagem

A Secretaria de Educação e Esportes anunciou nesta quarta-feira (13), o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2021.

O BDE pretende beneficiar os servidores lotados e em exercício nas unidades escolares e nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), em razão de seu desempenho no processo educacional e em conformidade com as metas e condições estabelecidas. A cerimônia acontece no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, às 9h.

É importante destacar que o valor total pago pelo BDE deste ano representa um aumento de mais de 200% em comparação com o valor pago em 2020, que foi de R$ 21,7 milhões e contemplou 635 unidades de ensino e mais de 24 mil servidores. O valor total representa o maior valor já pago em qualquer edição do BDE.

Na cerimônia de sanção, o governador Paulo Câmara também deu informações sobre o pagamento do BDE, como os requisitos necessários ao recebimento do benefício, bem como os valores a serem pagos. Os detalhes serão oficializados em um decreto a ser publicado em breve no Diário Oficial do Estado.

Qual será o valor do BDE 2021?

Esse ano, o pagamento do BDE irá acarretar, por profissional, numa distribuição média de R$ 2.214,64.

Quando será o pagamento do BDE 2021?

O Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2021 deve ser pago na próxima sexta-feira (15), quando é comemorado o Dia do Professor.

Quem vai receber o pagamento do BDE 2021?

De acordo com o secretário da Educação, Marcelo Barros, todo os servidores efetivos ou contratados terão direito ao bônus. Funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços à rede estadual de ensino, porém, não receberão o BDE.

Impacto da pandemia no BDE

Em função do contexto de pandemia durante o ano de 2020, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 2690/2021, proposto pelo Governo de Pernambuco, que estabelece critério excepcional de avaliação do desempenho educacional em 2021 e, desta forma, contempla os profissionais da educação com o Bônus de Desempenho Educacional.

“Vale ressaltar que Pernambuco é o único estado do País que alcançou todas as metas intermediárias estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Rede Estadual, em todas as etapas de ensino avaliadas, inclusive de forma antecipada, em todas as edições da avaliação. Então, desde 2019, Pernambuco já havia atingido todas as metas estabelecidas pelo governo federal para 2021”, ressaltou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.