Ilhas Canárias

Vídeo mostra imóveis desabando e destruição em La Palma; Vulcão Cumbre Vieja registra 60 tremores e magnitude mais alta

Mais de sete mil pessoas foram evacuadas de áreas expostas desde a erupção do vulcão Cumbre Vieja

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 14/10/2021 às 10:02
Leitura:

A ilha de La Palma, na Espanha, continua registrando tremores devido a atividade eruptiva do vulcão Cumbre Vieja, ativo há 26 dias. Apenas durante a madrugada desta quinta-feira (14), cerca de 60 tremores foram contabilizados, um deles chegando a magnitude de 4,5 na escala Richter, com profundidade de 37 quilômetros - o maior sentido até agora.

>> Foto mostra casa rodeada pela lava do vulcão nas Ilhas Canárias

Segundo o Instituto Geográfico Nacional espanhol (IGN), a atividade sísmica havia diminuído ligeiramente, na quarta-feira (13), mas voltou a aumentar, nas últimas horas.

 

>> Veja a chegada da lava do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, ao mar

>> Vulcão Cumbre Vieja tem novo foco de erupção; confira vídeo

Destruição

A lava do vulcão ocupa atualmente 656 hectares e já afetou 1.541 construções na região, das quais 1.458 foram destruídas. A erupção, que começou em 19 de setembro último, afetou 52,1 km de estradas, 49 km das quais foram destruídas.

Com o avanço da lava, as autoridades determinaram a retirada dos moradores de um novo bairro, no município de Los Llanos de Aridane. Essa é a segunda evacuação feita em apenas 24 horas, devido ao avanço do novo deslizamento de terra, que se formou nos últimos dias a norte do principal. Na tarde de terça-feira (12), outros 800 moradores do bairro de La Laguna foram orientados a abandonar suas casas.

 

Segundo o comitê científico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca), os indicadores monitorados no vulcão, especialmente as emissões de dióxido de enxofre, sugerem que o fim da erupção não vai ocorrer a curto ou médio prazo. Pesquisas feitas anteriormente sugeriram que a atividade eruptiva poderia durar por cerca de 84 dias.

Mais Lidas