Homenagem

Dia do Médico: Congresso Nacional faz homenagem aos profissionais nessa segunda-feira (18)

Durante a sessão solene, os médicos defenderam a necessidade de reduzir as desigualdades de distribuição desses profissionais no SUS do Brasil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/10/2021 às 16:30 | Atualizado em 25/04/2022 às 18:15
Divulgação/ Governo de Pernambuco
FOTO: Divulgação/ Governo de Pernambuco

Com informações da Agência Brasil

Durante a homenagem promovida pelo Congresso Nacional em comemoração ao Dia do Médico, os profissionais da área defenderam a necessidade da criação de uma política pública que se preocupe em melhorar a carreira dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo eles, a medida reduziria as desigualdades na distribuição dos médicos no país.

Precisamos interiorizar o acesso aos serviços de saúde por meio de investimentos em infraestrutura e pessoal. Homenagear os médicos é defender o SUS e o acesso universal à Saúde”, disse o primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Quantidade de médicos é desproporcional em diferentes regiões do Brasil

De acordo com o levantamento feito com a colaboração entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade de São Paulo (USP), a proporção de médicos é maior em estados das regiões Sudeste e Sul e em cidades mais ricas a proporção é muito maior.

 

Para o Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes , esse quadro mostra a necessidade de se ter uma política de Estado para auxiliar no esquema de distribuição e fixação dos médicos no país.

É indiscutível que nós tenhamos que ter uma política estatal de fixação do médico. Não adianta reclamar de que o médico tenha que ir para regiões ribeirinhas distantes sem que ele tenha condição”, disse.

.

Homenagem aos médicos que atuaram contra a Covid-19

Durante a sessão solene, parlamentares também falaram sobre o importante papel que os médicos tiveram no combate à pandemia do novo coronavírus.

Mesmo sem as ferramentas necessárias, eles ocuparam a linha de frente nessa luta e trouxeram acima de tudo conforto às pessoas. Muitos, infelizmente, foram alcançados pelo vírus e não conseguiram sobreviver. A cada um dos que se foram presto aqui minhas homenagens”, explicou o senador Wellington Fagundes (PL-MT) .

O deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) salientou sobre a morte dos profissionais que foram contagiados pela Covid-19 e disse que a pandemia relembrou o quão fundamentais são os  profissionais de saúde em momentos de incerteza. 

No Brasil, o Dia do Médico é celebrado no dia 18 de outubro, data associada pela Igreja Católica a São Lucas, que era médico e por isso foi declarado o padroeiro da profissão.