Paralisação

Vai ter greve dos caminhoneiros de novo? Vai parar o Brasil inteiro? Quando vai ser? Por quê? Veja o que diz a categoria

Caminhoneiros voltaram a falar em greve, e já há previsão de data. Confira se vai ter greve dos caminhoneiros e quando será

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/10/2021 às 9:44 | Atualizado em 16/04/2022 às 15:47
Thomaz Silva/Agência Brasil
FOTO: Thomaz Silva/Agência Brasil

* Com informações do SBT

Representantes da categoria de caminhoneiros declararam estado de greve, no último sábado (16). Após o anúncio, a categoria garantiu que a paralisação deve ocorrer caso não haja uma resposta do governo sobre os direitos dos caminhoneiros autônomos.  principalmente na região de Santos.

Vai ter greve dos caminhoneiros?

Segundo o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Luciano Santos, a greve está prevista para começar no dia 1º de novembro, caso o governo não atenda aos pedidos do setor, em até 15 dias.

De acordo com Carlos Alberto Litti Dahmer, o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística, essa paralisação reforça ao governo Bolsonaro que o prazo de três anos que tiveram para solucionar os problemas dos caminhoneiros autônomos não foi atendido.

Motivo da greve dos caminhoneiros

Esse será o primeiro movimento dos sindicatos, cooperativas e federações de todo o país, desde a greve dos caminhoneiros que houve em maio de 2018.

Veja a lista de reivindicações dos caminhoneiros:

  • criação de mais pontos de parada e descanso
  • aprovação do piso mínimo de frete
  • redução do preço do diesel
  • revisão da política de preços da Petrobrás
  • aprovação do novo marco do transporte de cargas
  • aposentadoria especial com 25 anos de contribuição ao INSS