caso de polícia

Polícia pode pedir exumação do corpo do menino encontrado morto em matagal. Entenda o que é e como pode ajudar as investigações

O garoto Mateus da Silva estava desaparecido desde o dia 19 de outubro e foi encontrado dois dias depois no bairro de Chã de Cruz

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 25/10/2021 às 17:29 | Atualizado em 24/02/2022 às 11:52
Cortesia e Élder Melo//TV Jornal
FOTO: Cortesia e Élder Melo//TV Jornal

A polícia pode pedir exumação do corpo do menino Mateus da Silva, que foi encontrado morto em uma matagal em Chã de Cruz, no município de Camaragibe, no último dia 21 de outubro. A criança de sete anos passou dois dias desaparecida até o corpo ser achado por cães farejadores em estado de decomposição.

O laudo médico recebido pela família aponta asfixia por meio físico, mas as investigações continuam. Em entrevista à TV Jornal, a mãe da criança contou quais foram os passos do filho.

''Mandei para a escola e depois ele voltou para a casa e foi para onde mora o padrasto e dormiu lá. Eu pedi para o padrasto levar a bolsa dele. O menino chegou da escola (no dia 19 de outubro), botou a bolsa e a chinela na casa do padrasto. Ele estava do lado de fora. Uns dizem com camisa e outro sem camisa. Eu não entendo nada'', afirmou a mãe de Mateus da Silva.

O que é exumação do corpo?

Exumar é retirar os despojos mortais (ossos) da sepultura e reacomodá-los em uma urna menor ou cremá-los. A urna de exumação pode ser devolvida ao próprio túmulo onde os despojos foram sepultados (em caso de concessão), ou colocada em ossuários individuais ou comunitários.

Para sepultados nos cemitérios municipais em Quadra Geral - Terra ou Gaveta, quando a exumação não for requerida pela família em até 30 (trinta) dias após o prazo regular, o procedimento será efetuado conforme a necessidade de uso do espaço para novos sepultamentos.

Assim, os ossos (despojos) serão devidamente identificados e colocados em refunda e/ou possível acondicionamento em um ossuário geral/comunitário.

Como estão as investigações do caso Matheus Silva?

A repórter Priscila Cavalcanti apurou que a polícia não vai entrar em detalhes, por se tratar de um caso de repercussão. O caso está sendo investigado sob sigilo e nenhuma hipótese está descartada, até o momento. De acordo com a delegada Carmem Lúcia, algumas pessoas já foram ouvidas, incluindo a mãe do menino.

Enterro sob forte comoção

Sob forte comoção de familiares, amigos e populares que se comoveram com o caso, foi sepultado o corpo de Matheus Silva, de 7 anos, no Cemitério de Piracirica, na Zona Rural de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco.

O corpo da criança foi encontrado na noite desta quinta-feira (21), em uma área de mata, em Chã de Cruz. O cortejo contou com dois ônibus que transportaram amigos e familiares da criança.

Durante o sepultamento, não foi possível abrir o caixão, tendo em vista o avançado estado de decomposição do corpo. A mãe do garoto concedeu entrevista à TV Jornal e pediu justiça na resolução do caso.