Economia

O preço da gasolina vai baixar? Por quanto tempo? Veja como mudança no ICMS afeta seu bolso

Proposta que deve alterar valor da gasolina será avaliada nesta quinta-feira (28), pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 28/10/2021 às 11:08 | Atualizado em 19/01/2022 às 22:09
Tomaz Silva/Agência Brasil
FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz) se reúne, nesta quinta-feira (28) para discutir o congelamento do ICMS dos combustíveis por 90 dias. A ideia é apresentar a proposta, na próxima semana, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, junto com a Petrobras.

>> Gasolina: saiba os postos mais caros e mais baratos para abastecer no Recife

O governador do Piauí, Welligton Dias, disse que a questão dos combustíveis deveria ser resolvida em definitivo, de outra forma, com a capitalização do fundo de equalização do combustível, mas que o congelamento é uma alternativa emergencial.

Segundo ele, a taxação da exportação do petróleo seria uma forma de financiar o fundo. "É isso que faz cair o preço da gasolina, por exemplo, para R$ 4,50, já no dia seguinte, após a capitalização", afirmou.

>> Preço da gasolina 2021: veja quais estados cobram mais ICMS e quais cobram menos

>> Preço da gasolina 2021: de quem é a culpa do aumento do combustível?

Congelamento mais longo

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que torna fixo o ICMS por um ano. Os governadores não gostaram da proposta e dizem que vão perder R$ 24 bilhões.

Diesel mais barato

Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema se antecipou e decidiu congelar o ICMS sobre o óleo diesel. A redução foi de 6,5%.

Três dias antes dessa decisão, os tanqueiros, que fazem o transporte de combustíveis, haviam paralisado, esperando uma resposta estadual. Mesmo com a determinação, o governador não alterou a alíquota do imposto para a gasolina e o etanol.

*Com informações do SBT