Reivindicações

Vai ter greve dos caminhoneiros na segunda-feira, 1º de novembro? Veja últimas notícias

Além da mudança na política de preços da Petrobras, os caminhoneiros reivindicam também a volta da aposentadoria especial.

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/10/2021 às 8:58 | Atualizado em 18/01/2022 às 14:54
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Após cancelar os compromissos com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, mais de 70 lideranças se reuniram em um evento promovido pela Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, nesta quinta (28), para tratar de reivindicações dos caminhoneiros, como o alto preço do diesel.

Nos últimos dias, por causa do atrito entre os caminhoneiros e integrantes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), o movimento de greve dos caminhoneiros ganha cada vez mais força.

>> Caminhoneiros prometem greve nacional de 15 dias a partir de segunda (1º/11) e dizem estar mais organizados do que em 2018; veja o que se sabe

Vai ter greve dos caminhoneiros na segunda (1º)?

 

É discutida uma nova paralisação dos caminhoneiros para a próxima segunda-feira (1º). Os caminhoneiros se sentem "traídos" pela falta de "empenho" de Bolsonaro e de Tarcísio para garantir demandas já antigas da categoria, que apoiou a eleição do presidente em 2018.

Após diversas altas consecutivas no valor dos combustíveis, a principal pauta do grupo é a mudança na política de preços da Petrobras.

Ao SBT News, o presidente da Frente, deputado Nereu Crispim (PSL-RS), afirmou que ainda não há uma definição em torno da greve dos caminhoneiros. No entanto, ressalta a união e a organização da categoria nos estados.

De acordo com o deputado, os líderes têm se comunicado com maior frequência e parecem estar "convictos" de que é necessário pressionar o governo. Por outro lado, o parlamentar também cobrou ao Executivo mais diálogo com os caminhoneiros.

Redução de preço dos combustíveis

Para tentar reduzir o valor do diesel, o governador Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Consórcio Nordeste, disse que, até sexta-feira (29), os governos estaduais vão tentar fechar uma proposta de congelamento do ICMS dos combustíveis, por 90 dias.

Qual é o motivo da greve dos caminhoneiros?

Outra reivindicação da greve dos caminhoneiros, além da mudança na política de preços da Petrobras, é a volta da aposentadoria especial, concedida depois de 25 anos de contribuições previdenciárias.

Os caminhoneiros também pedem a aprovação do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Carga, a criação e melhoria de pontos de parada e descanso, e o piso mínimo de frete, que tem sido alvo de ações na Justiça.

Quem apoia a greve dos caminhoneiros?

Em comunicado conjunto divulgado ontem (28), 10 centrais sindicais, entre as quais a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, manifestaram apoio à greve dos caminhoneiros, prevista para ser realizada na segunda-feira (1º).

Para justificar o apoio ao ato, as entidades associativas afirmam que "os caminhoneiros, através das suas organizações, têm atuado para viabilizar as demandas e propostas há muito apresentadas e que não têm obtido retorno por parte do Governo Federal. Não só não há retorno, como os problemas têm se agravado".

As entidades acusam o governo de não atuar diante do aumento dos preços da energia elétrica e dos combustíveis e classificam a greve dos caminhoneiros como uma luta "de todos os trabalhadores".

* Com informações do SBT