ELIMINATÓRIAS

Brasil vence a Colômbia e carimba passaporte para a Copa do Mundo 2022


A seleção brasileira venceu os colombianos por 1x0, na Neo Química Arena, com gol de Lucas Paquetá e estão confirmados na Copa do Mundo 2022

FILIPE FARIAS
FILIPE FARIAS
Publicado em 11/11/2021 às 23:24
Lucas Figueiredo / CBF
FOTO: Lucas Figueiredo / CBF
Leitura:

Passaporte carimbado! A seleção brasileira venceu a Colômbia por 1x0, nesta quinta-feira (11), no estádio da Neo Química Arena, e garantiu matematicamente a vaga para a Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar.

O gol que garantiu a classificação e a manutenção da invencibilidade brasileira nas Eliminatórias foi marcado pelo meia Lucas Paquetá.

O escrete canarinho volta a campo na próxima terça-feira (16), quando encara a Argentina, às 20h30 (de Brasília), no estádio del Bicentenário San Juan, pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

O JOGO

Diante de um bom público na Neo Química Arena, Brasil e Colômbia iniciaram o confronto com bastante movimentação e com as duas seleções querendo jogo.

Tanto que, logo aos seis minutos, Cuadrado desceu pela direita e cruzou bola na área.

A defesa brasileira afastou parcialmente e, no rebote, Barrios soltou uma bomba por cima do travessão de Alisson, levando muito perigo.

Os colombianos estavam se sentindo à vontade em solo brasileiro. Aos 19, boa trama novamente pelo lado direito.

Cuadrado tocou para Lerma, que mostrou visão de jogo e já lançou rasteiro para Zapata receber de costas para Marquinhos e girar chutando forte, por cima da meta de Alisson.

Por mais que buscasse encontrar os espaços para trabalhar ofensivamente, o Brasil encontrava dificuldade para se livrar da forte marcação da Colômbia e, com isso, o goleiro Ospina era um mero espectador em campo.

A primeira boa chance brasileira aconteceu somente aos 23... Após cobrança de escanteio, Fred ficou com o rebote, abriu na esquerda para Gabriel Jesus, que, de dentro da área, chutou cruzado, mas a bola subiu demais.

Mesmo fora de casa, a Colômbia fez um melhor primeiro tempo que o Brasil e por muito pouco não foi para o intervalo na frente do placar.

Aos 39, bela troca de passes do selecionado colombiano, Cuadrado é lançado na direita e já domina fintando Alex Sandro e dando um excelente passe na vertical, buscando Díaz.

Que chegou finalizando de primeira da meia lua da grande área e a bola passou tirando tinta da trave esquerda de Alisson. Que perigo!

Nos acréscimos, aos 46, Neymar cobrou escanteio do lado direito... Marquinhos subiu mais que os marcadores e cabeceou certeiro, mas, por capricho, a bola não entrou e saiu pela linha de fundo.

 

Já na volta da etapa complementar, Tite tentou deixar a seleção mais ofensiva e sacou o volante Fred para colocar Vinícius Júnior.

Mesmo com a alteração e com mais um homem de ataque, o Brasil seguia sem criar chances claras de gol.

Diante do marasmo em campo, o treinador brasileiro promoveu mais modificações, acionando Matheus Cunha e Antony.

E a primeira boa oportunidade de gol envolveu a dupla. Aos 23, Antony recebeu pela direita, driblou o volante Moreno, deixando o marcador colombiano falando sozinho e cruzou para Matheus Cunha cabecear livre, mas por cima da meta de Ospina.

Brasil fez partida disputada contra a Colômbia, na Neo Química Arena, pelas Eliminatórias Sul-Americanas
Brasil fez partida disputada contra a Colômbia, na Neo Química Arena, pelas Eliminatórias Sul-Americanas
Lucas Figueiredo / CBF

O Brasil melhorou ofensivamente e passava a pressionar mais a saída de bola colombiana. E foi assim que o primeiro gol saiu.

Aos 26, Tesillo saiu jogando errado, entregou para Marquinhos dominar e já acionar Neymar.

Rapidamente e com apenas um toque na bola, o camisa 10 brasileiro passou para Lucas Paquetá recebe na entrada da área e finalizar no canto, surpreendendo Ospina, que ainda tocou na bola mas não evitou o gol: 1x0.

Atrás do placar, os colombianos não conseguiram demonstrar a mesma produção ofensiva do primeiro tempo e se viram envolvidos pelos brasileiros.

O placar foi mantido até o apito final e o Brasil garantiu vaga na Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Ficha do jogo

BRASIL

Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred (Vinícius Júnior) e Lucas Paquetá; Raphinha (Antony), Neymar e Gabriel Jesus (Matheus Cunha). Técnico: Tite.

COLÔMBIA

Ospina; Muñoz (James Rodríguez), Sanchez, Tesillo e Mojica (Cuéllar); Barrios (Muriel), Lerma e Moreno; Cuadrado, Luis Díaz (Martinez) e Zapata (Borja). Técnico: Reinaldo Rueda.

Local: Neo Químia Arena, em São Paulo (SP).

Árbitro: Roberto Tobar (Chile).

Assistentes: Christian Schiermann e Claudio Rios (ambos do Chile).

Gols: Lucas Paquetá, aos 26, do 2º Tempo.

Cartões amarelos: Fred, Neymar, Casemiro, Vinícius Júnior (BRA) e Mojica, Barrios, Cuadrado (COL).

Mais Lidas