ALERTA

Fiocruz alerta para riscos de aumento de casos de covid-19 nas festas de fim de ano

Com o Natal e o Ano Novo chegando, aumentam os riscos de contaminação por covid-19 devido a maior circulação de pessoas nas ruas

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 13/11/2021 às 19:11 | Atualizado em 03/03/2022 às 8:56
Tomaz Silva/Agência Brasil
FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

O novo Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado na última sexta-feira (12), alerta para os riscos de aumento de casos com a proximidade da temporada de festas e de férias, com maior circulação e concentração de pessoas.

O boletim chama a atenção para o exemplo do quadro recente da pandemia na Europa e na Ásia Central.

Vem se registrando um crescimento de diagnósticos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados.

O pesquisador da Fiocruz Raphael Guimarães, um dos autores do Boletim, afirma que embora os dados recentes no Brasil indiquem a manutenção da tendência geral de queda dos indicadores, a pandemia não acabou, e medidas de proteção devem ser mantidas.

COBERTURA VACINAL COMPLETA

A análise afirma que o percentual da população adulta vacinada não é o indicador mais adequado para avaliações já que a população de adolescentes é um dos grupos com maior intensidade de circulação nas ruas.

De acordo com o Boletim, é fundamental alcançar o patamar de 80% de cobertura vacinal completa da população total, que atualmente está em 55%.

O estudo alerta ainda para a desaceleração da aplicação da primeira dose no país, como explica o pesquisador do Observatório Covid-19 Fiocruz, Raphael Guimarães.

O boletim aponta também a manutenção dos casos graves e óbitos pela doença em idosos, o que, segundo os pesquisadores, desperta para a necessidade de protocolos específicos da clínica e da vigilância para essa população.