humanidade

Frases do dia da Consciência Negra no Brasil: reflita sobre o racismo e celebre a liberdade


As frases do dia da Consciência Negra no Brasil podem ajudar a entender a importância sobre a data

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 20/11/2021 às 6:30
Reprodução / Internet
FOTO: Reprodução / Internet
Leitura:

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra.

A data serve para relembrar a luta pelo fim da escravidão no Brasil, bem como a liberdade conquistada de pessoas negras e seus direitos como cidadãs.

Apesar de ainda atualmente existirem casos de racismo e preconceito, a alusão a a luta por direitos civis e tratamentos iguais é válida e justa.

Veja frases do dia da Consciência Negra no Brasil.

''Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris'' - Ulisses Tavares.

''Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra'' - Haile Selassie.

''Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito'' - Albert Einstein.

''A mais perigosa criação no mundo, em qualquer sociedade, é um homem sem nada a perder'' - Malcolm X.

''Até que a cor da pele de um homem não tenha maior significado que a cor dos seus olhos haverá a guerra'' - Bob Marley.

Dia da Consciência Negra no Brasil

É importante ressaltar que o dia 20 de novembro foi escolhido em detrimento ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, protagonista na luta dos escravos por liberdade.

O Dia da Consciência Negra é feriado nacional para reforçar a luta pela igualdade racial, de acordo com o Governo Federal.

Veja outras frases do dia da Consciência Negra no Brasil, que foram retiradas do site Mensagens com Amor.

Você é filho da negritude

''Você, negro, luta e sofre. Essa frase anterior te é atemporal, pois o tempo passa e parece que lentamente as coisas mudam.

Quando é que tornaremos a luta antirracista em um padrão cobiçado por todos e não só por você? Quando perceberemos que, assim como você, somos todos filhos da negritude e daquilo que ela representa?

Que o Brasil é negro em suas raízes e buscar fuga disso é como negar sua própria árvore genealógica?''

Celebrar e refletir

''O Dia da Consciência Negra é uma ocasião para celebração e reflexão. É preciso celebrar a história de pessoas donas de um passado imenso e precioso, um passado cuja cultura influenciou e continua a influenciar o mundo.

Além disso, hoje o dia pede reflexão. É preciso pensar a respeito da dor vivida pelas pessoas negras ao longo da história.

Do colonialismo aos dias atuais, o racismo ainda é, infelizmente, uma constante. Por isso, hoje e sempre, celebre a história negra e reflita sobre como combater o racismo.''

Lute e resista

''Nessa consciência negra, não permita que te apontem o dedo te chamando de vitimista nem que te inferiorizem.

Mostre a força daqueles que resistiram e resistem até hoje na memória coletiva: Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares e Luiz Gama, símbolos de resistência e antirracismo.

Seja você também, e não permita que te diminuam. Se o peso das feridas é grande, o orgulho dos traços, êxitos e cultura deve ser maior. Lute e resista!''

Por um mundo mais unido

''Não é a raça, religião ou classe social que determina a inferioridade do Ser humano. É o pensamento retrógrado, ainda bastante culminado pelo mundo, que é a principal razão do preconceito.

Que neste dia, todos nós, negros ou brancos, possamos refletir sobre isso e lutar por um mundo em que a união reine entre nossa sociedade, porque no final todos carne e osso, todos somos iguais.''

Mais Lidas