evento comercial

O que é Black Friday? Veja origem, como evitar fraudes e formas erradas de pesquisar

A Black Friday 2021 acontece nesta sexta-feira (26 de novembro) e deve ter movimento intenso

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 25/11/2021 às 18:11 | Atualizado em 12/01/2022 às 16:22
Reprodução da Internet
FOTO: Reprodução da Internet

A Black Friday 2021 está marcada para a sexta-feira (25 de novembro). No entanto, a expressão inglesa causa várias dúvidas nos brasileiros na hora de pesquisar na internet, além da suspeita de fraudes nos preços.

O evento comercial, promovido por empresas e lojas de varejo, tem como proposta oferecer um dia inteiro de preços baixos. A tradução literal, o termo significa “sexta-feira negra”.

O que começou nos Estados Unidos, se tornou algo mundial.

Origem da Black Friday

O primeiro registro que se tem do termo Black Friday vem de 24 de setembro de 1869, pois o preço do ouro nos Estados Unidos subiu e prejudicou a economia.

No entanto, a expressão ganhou força em 1950. As pessoas utilizaram para ir as compras, depois do dia de Ação de Graças, elas faltavam ao trabalho para estenderem o final de semana.

> Black Friday antecipada: live tem descontos de até R$ 400; confira os produtos

No Brasil, a Black Friday começou a chegar por volta de 2010, em lojas virtuais.

O evento se popularizou quando estabelecimentos menores, de vários setores, promoveram liquidações e entraram na ''moda'' da Black Friday.

Formas erradas de pesquisar 'Black Friday'

Quando se trata da busca por 'Black Friday', o corretor do Google tem bastante trabalho.

Isso se deve ao fato de muita gente se confundir com as palavras e colocar exemplos como “Blek Flayd”, “Black Fry”, “Blek Fraide” e “Black Flayd”.

A maioria das buscas pode ter haver com a pronúncia errada também, já que se trata de um termo estrangeiro.

Dicas para evita fraudes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), elaborou uma lista de orientações para serem adotadas nas compras digitais durante o período de promoções.

O objetivo é evitar que os consumidores caiam em golpes durante a Black Friday. Confira abaixo:

Reputação da loja em que pretende comprar

O cliente pode checar a reputação de grandes varejistas na plataforma consumidor.gov.br. É possível ler o conteúdo das reclamações, as respostas das empresas e a avaliação dos consumidores no site.

Consulte os sites comparadores de preços e produtos online

Há formas de comparar preços em sites de pesquisa e alguns Procons também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados.

Pesquise sobre os produtos que deseja comprar antes da data e avalie a variação do preço promocional no dia da oferta. Certifique-se de que os descontos ofertados de fato valem a pena e são reais.

Cuidado com e-mails e sites fraudulentos

O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço online e não por meio de links duvidosos que podem chegar por e-mail ou dispositivos móveis.

Presença de certificados de segurança de pagamentos

Não forneça seus dados bancários a sites que não possuem certificados de segurança.

Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma página ou em uma mensagem; evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas.

Confira política de cancelamento ou troca de produto

Verifique se a loja física ou site permite a troca do modelo ou tamanho do produto após a compra.

Se permitir, no caso da loja física, faça constar uma observação (na nota fiscal ou na etiqueta, por exemplo) de que a troca é permitida. Exija sempre a nota fiscal.

Devolva compras online em caso de arrependimento

No caso de compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento por um período de sete dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolução ao fornecedor.

Já em compras feitas em lojas físicas não há essa garantia, portanto é importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço.

Confira dados para pagamentos com PIX

Ao utilizar o PIX, o consumidor precisa seguir os mesmos cuidados indicados para qualquer outro tipo de transferência, como checar os dados do recebedor.

Também é importante cadastrar chaves apenas nos canais oficiais da instituição financeira, como aplicativo ou agências, e desconfiar de contatos ou ofertas de ajuda não solicitadas sobre isso.

Registre reclamação caso não consiga resolver problema

Se o cliente tiver problemas de consumo que não tenha conseguido resolver diretamente com a empresa, ele tem à disposição a plataforma Consumidor.gov.br para solucionar conflitos que tenham ocorrido no período das promoções.

Basta registrar a reclamação na plataforma, caso a empresa esteja cadastrada, ou procurar o Procon mais próximo de sua residência.