A Black Friday 2021 está marcada para a sexta-feira (25 de novembro). No entanto, a expressão inglesa causa várias dúvidas nos brasileiros na hora de pesquisar na internet, além da suspeita de fraudes nos preços.
O evento comercial, promovido por empresas e lojas de varejo, tem como proposta oferecer um dia inteiro de preços baixos. A tradução literal, o termo significa “sexta-feira negra”.
O que começou nos Estados Unidos, se tornou algo mundial.
Origem da Black Friday
O primeiro registro que se tem do termo Black Friday vem de 24 de setembro de 1869, pois o preço do ouro nos Estados Unidos subiu e prejudicou a economia.
No entanto, a expressão ganhou força em 1950. As pessoas utilizaram para ir as compras, depois do dia de Ação de Graças, elas faltavam ao trabalho para estenderem o final de semana.
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No Brasil, a Black Friday começou a chegar por volta de 2010, em lojas virtuais.
O evento se popularizou quando estabelecimentos menores, de vários setores, promoveram liquidações e entraram na ''moda'' da Black Friday.
Formas erradas de pesquisar 'Black Friday'
Quando se trata da busca por 'Black Friday', o corretor do Google tem bastante trabalho.
Isso se deve ao fato de muita gente se confundir com as palavras e colocar exemplos como “Blek Flayd”, “Black Fry”, “Blek Fraide” e “Black Flayd”.
A maioria das buscas pode ter haver com a pronúncia errada também, já que se trata de um termo estrangeiro.
Dicas para evita fraudes na Black Friday
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), elaborou uma lista de orientações para serem adotadas nas compras digitais durante o período de promoções.
O objetivo é evitar que os consumidores caiam em golpes durante a Black Friday. Confira abaixo:
Reputação da loja em que pretende comprar
O cliente pode checar a reputação de grandes varejistas na plataforma consumidor.gov.br. É possível ler o conteúdo das reclamações, as respostas das empresas e a avaliação dos consumidores no site.
Consulte os sites comparadores de preços e produtos online
Há formas de comparar preços em sites de pesquisa e alguns Procons também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados.
Pesquise sobre os produtos que deseja comprar antes da data e avalie a variação do preço promocional no dia da oferta. Certifique-se de que os descontos ofertados de fato valem a pena e são reais.
Cuidado com e-mails e sites fraudulentos
O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço online e não por meio de links duvidosos que podem chegar por e-mail ou dispositivos móveis.
Presença de certificados de segurança de pagamentos
Não forneça seus dados bancários a sites que não possuem certificados de segurança.
Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma página ou em uma mensagem; evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas.
Confira política de cancelamento ou troca de produto
Verifique se a loja física ou site permite a troca do modelo ou tamanho do produto após a compra.
Se permitir, no caso da loja física, faça constar uma observação (na nota fiscal ou na etiqueta, por exemplo) de que a troca é permitida. Exija sempre a nota fiscal.
Devolva compras online em caso de arrependimento
No caso de compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento por um período de sete dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolução ao fornecedor.
Já em compras feitas em lojas físicas não há essa garantia, portanto é importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço.
Confira dados para pagamentos com PIX
Ao utilizar o PIX, o consumidor precisa seguir os mesmos cuidados indicados para qualquer outro tipo de transferência, como checar os dados do recebedor.
Também é importante cadastrar chaves apenas nos canais oficiais da instituição financeira, como aplicativo ou agências, e desconfiar de contatos ou ofertas de ajuda não solicitadas sobre isso.
Registre reclamação caso não consiga resolver problema
Se o cliente tiver problemas de consumo que não tenha conseguido resolver diretamente com a empresa, ele tem à disposição a plataforma Consumidor.gov.br para solucionar conflitos que tenham ocorrido no período das promoções.
Basta registrar a reclamação na plataforma, caso a empresa esteja cadastrada, ou procurar o Procon mais próximo de sua residência.