saúde

Ômicron: Ministério da Saúde responde se há casos da nova variante no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) batizou a nova variante de Omicron e a classificou como uma Variante de Preocupação

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 26/11/2021 às 21:30 | Atualizado em 07/01/2022 às 14:40
Reprodução
FOTO: Reprodução

Nesta sexta-feira (26), o Ministério da Saúde afirmou que não foi registrado nenhum caso da nova variante B1.1.529 no Brasil.

Por meio de um comunicado divulgado à imprensa, foi afirmado que A pasta está em ''em constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, as medidas a serem tomadas”.

Ainda de acordo com a nota, o governo brasileiro solicitou à Organização Mundial da Saúde (OMS) mais informações sobre a nova variante do corona.

“Além disso, o ministério já enviou um comunicado de risco à Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública no Sistema Único de Saúde a estarem alertas para qualquer mudança no cenário epidemiológico”.

> Nova variante da covid-19 da África do Sul: Mais mutações? Mais transmissível? Veja as respostas

Nome da nova variante do coronavírus

Mais cedo, a OMS comunicou que batizou a nova cepa do coronavírus registrada na África como Ômicron e a classificou como uma "Variante de Preocupação".

Segundo a organização, a escolha foi feita levando em consideração a grande quantidade de mutações presentes na nova variante do coronavírus - algumas delas apresentam “características preocupantes” sobre a nova cepa.

> Infectologista diz que máscaras vão ajudar a encerrar a pandemia: 'Qual é a pressa e urgência em parar de usar?'

A classificação, segundo a OMS, exige importantes ações por parte dos governos, como o compartilhamento de sequências de genoma e a comunicação de casos e mutações.

Além disso, também é necessária a realização de investigações de campo e de análises laboratoriais para melhor compreender os impactos, a epidemiologia, a severidade e a efetividade de medidas de saúde pública em relação à nova variante do corona.