Imunização

Vacina da Janssen: Ministério da Saúde recomenda segunda dose para reforço da imunização

As mudanças nas regras da vacina da Janssen vêm criando confusão entre quem tomou esse imunizante contra a covid-19

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 26/11/2021 às 6:37 | Atualizado em 11/01/2022 às 18:19
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Ministério da Saúde lançou um comunicado técnico para os 4 milhões de brasileiros que tomaram o imunizante da Janssen sobre o reforço na vacinação. 

A nota foi divulgado na noite dessa quinta-feira (25).

Segunda dose ou dose de reforço?

A orientação do Ministério da Saúde é que os brasileiros tomem uma dose de reforço da vacina da Janssen. 

A recomendação é que seja utilizado o imunizante do mesmo fabricante. Sendo assim esta é uma segunda dose, não uma dose de reforço (como seria, se fosse com outro imunizante).

No caso de mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação é que haja uma dose de reforço, feita com a vacina da Pfizer.

Qual o intervalo entre as doses?

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Janssen é entre dois e seis meses após a primeira aplicação.

Aumento da imunidade

De acordo com o comunicado, a orientação se baseou em diversos estudo científicos que demonstram um aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina. 

Em especial com intervalo mais longo, de seis meses, uma vez que se a outra dose for aplicada nesse meio tempo, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen.

Segundo estudos, esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

A nota ainda citou uma pesquisa estadunidense que mostra que a dose de reforço, quando aplicada com um intervalo mínimo de dois meses, fornece até 94% de proteção contra a covid-19.

Com a dose única da vacina, o índice cai para 75%. O estudo também provou que os anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes com a dose extra.

Os resultados embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) a também recomendar a dose de reforço da Janssen.

Balanço

O Brasil recebeu, até agora, 6,6 milhões de doses de vacinas da Janssen. No momento, cerca de 2 milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês.

"Esses quantitativos são suficientes para a aplicação do reforço de quem se vacinou com a Janssen dentro do intervalo recomendado de até seis meses", informou o ministério em nota.