ALERTA

Brasileiro testa positivo para covid-19 ao chegar da África

O passageiro, que já estava vacinado contra Covid-19 e passou pela África do Sul, foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 28/11/2021 às 17:51 | Atualizado em 05/01/2022 às 14:21
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Neste domingo (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que um brasileiro testou positivo para covid-19, após passagem pela África do Sul, em São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos.

Não foi confirmado se o passageiro foi contaminado pela variante Ômicron.

Segundo a Agência, o brasileiro chegou ao país no sábado, dia 27, em um voo da Ethiopian Airlines. Conforme determina uma portaria interministerial, ele havia apresentado um teste negativo e estava assintomático.

Porém, um novo teste PCR feito em um laboratório do aeroporto deu positivo. O passageiro estava vacinado contra a Covid-19.

“Após a identificação e testagem com resultado positivo para covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso”, informou a Anvisa.

Restrições para passageiros vindo da África

Foi confirmado, na semana passada, o surgimento de uma variante do novo coronavírus em regiões da África. Batizada de Ômicron, a letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana - país vizinho à África do Sul, por volta de novembro.

Nos aeroportos, as restrições quanto a passageiros vindos de países da África começam a valer apenas nesta segunda-feira (29), mas a Anvisa já está atuando diante do risco de propagação da variante Ômicron.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa variante pode se tornar causadora da maior parte dos novos registros de contágio pelo novo coronavírus em regiões africanas.

No Brasil, ainda não foi registrado nenhum caso da Ômicron.

No entanto, como medida de prevenção, a partir desta segunda o Governo Federal decidiu restringir a entrada de passageiros oriundos de províncias sul-africanas.

São elas: África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.