EDUCAÇÃO

Participantes do Enem enfrentam segundo dia de provas hoje (28)

Com 45 questões cada, as provas serão aplicadas em mais de 1,7 mil municípios nas modalidades impressa e digital do Enem

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 28/11/2021 às 12:31 | Atualizado em 05/01/2022 às 17:07
Tomaz Silva/Agência Brasil
FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, fazem, neste domingo (28), o segundo dia de avaliações - sendo as provas de matemática e ciência da natureza.

Com 45 questões cada, as provas vão ser aplicada em mais de 1,7 mil municípios. Tanto na forma impressa, quanto na forma digital, as questões são as mesmas.

Os participantes devem se atentar e lembrar de levar aos itens obrigatórios do exame: a máscara de proteção facial, o documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Os portões serão abertos às 12h e fecham às 13h, do horário de Brasília, e é terminantemente proibido entrar depois do fechamento. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30.

Quem não foi muito bem no primeiro dia de prova, domingo passado (21), ainda tem chance de recuperar a nota durante o teste de hoje.

A maior dica dos professores para os vestibulandos, é ter uma estratégia de prova em mente e administrar bem o tempo para resolver as questões.

No primeiro dia de Enem, os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No total, 74% dos 3,1 milhões de inscritos se apresentaram para fazer o exame.

Covid-19 e o Enem

Assim como no último domingo (21), hoje também é obrigatório o uso da máscara de proteção.

Candidatos que apresentarem sintomas de Covid-19 ou doenças infectocontagiosas não devem comparecer a prova e podem solicitar a reaplicação.

A desobediência das regras pode levar o candidato a eliminação do exame. 

O que levar para o Enem?

Como mencionado, além da máscara, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto e não são aceitos documentos digitais.

Entre as identificações aceitas estão: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho - desde que tenha sido emitida após 27 de janeiro de 1997.

Outro item exigido é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso. Já no Enem digital, o objeto pode ser usado para fazer anotações na folha de rascunho. Não é permitido o uso de lápis ou borracha.

Também é indicado que os inscritos levem água e lanche, já que a prova tem longa duração, além do cartão de confirmação da inscrição, que traz, entre outras informações, o local de prova.

O cartão pode ser acessado e emitido através da Página do Participante.

Caso o candidato precise comprovar que participou do Enem, o estudante pode imprimir a declaração de comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha - também na Página do Participante.

A declaração, que deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala, serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).