Livro

Livro para crianças: Mãe e filho lançam no Recife "Xicaré contra o Monstro do Vaso"

Marcela Pandolfi é a autora da história que assina em coautoria com o filho Artur, de 7 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/12/2021 às 11:36 | Atualizado em 13/09/2023 às 9:52
Notícia
X

Tirar as fraldas de uma criança é um marco do desenvolvimento infantil que geralmente rende histórias para contar.

Qual a família que nunca recorreu à imaginação para evitar um xixi na cadeirinha do carro ou um “número 2” fora de hora, quando não tem como recorrer ao vaso ou ao peniquinho?

O que nem todo mundo sabe é que forçar o desfralde antes do tempo de aprendizagem de cada um pode gerar problemas físicos, emocionais e sociais aos pequenos.

LITERATURA INFANTIL

Com esse cuidado, a pediatra e nefrologista pediátrica Marcela Pandolfi recorreu à literatura infantil para inspirar famílias, cuidadores e educadores na missão de lidar, de forma natural, com esta fase tão importante da vida das crianças.

E assim surgiu o personagem Xicaré, que agora chega ao público com o lançamento de "Xicaré contra o Monstro do Vaso", produção independente que carrega o selo da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e é voltado para crianças dos 18 meses aos 6 anos de idade.

LANÇAMENTO DO LIVRO PARA CRIANÇAS

O lançamento do livro para crianças está marcado para esta quinta-feira (2.12), a partir das 16h, nos jardins da Academia Pernambucana de Letras (APL), nas Graças.

A apresentação e contação de histórias fazem parte da programação da Feira do Livro Infantil (Flitin), que ocupará a APL até o próximo domingo (5.12). No último dia do evento, será realizado um novo encontro com os autores, a partir das 11h.

Acostumada às dúvidas e à ansiedade dos adultos, Marcela transformou a sua vivência de mais de 15 anos em ambulatórios médicos de hospitais referência, como o Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) e o Hospital Maria Lucinda, para dar vida ao filhote de jacaré que protagoniza seu primeiro livro, assinado em coautoria com o filho caçula Artur, 7, que na época enfrentava o desfralde noturno.

INSPIRAÇÃO PARA CRIAR O PERSONAGEM XICARÉ

“É comum que as crianças apresentem fases de evolução e regressão. Ter medo do vaso sanitário e se recusar a usar o banheiro são atitudes muito comuns. Nesses momentos, é necessário ter paciência e buscar ferramentas que ajudem a criança a entender seus medos e ansiedades”, reforça Marcela.

 A historinha, que foi ilustrada pela designer Deirdre Holanda e contou com a parceria da Agência Pavio na concepção dos personagens, faz parte de um projeto mais amplo da médica Marcela Pandolfi, iniciado com um curso sobre desfralde para pais e cuidadores. Esta, aliás, uma demanda que surgiu a partir do contato com seguidores no Instagram.

“Eu tinha vontade de trazer um pouco de leveza a esse mundo das doenças renais, que é tão sofrido para as crianças. Então pensamos que seria legal ter um mascote, um boneco que trouxesse identidade e ludicidade ao meu trabalho. Foi de uma criação coletiva que o Xicaré nasceu e ganhou vida própria”, brinca Marcela, que teve o insight e desenvolveu o projeto no ano passado, em meio à pandemia.

“Ele ficou encantado com os personagens e se divertiu muito com os vídeos e brincadeiras que criamos. Alguns trechos do livro, a descrição do monstro e muito do que aprendi com ele e com meu filho mais velho, Bernardo, estão refletidos no livro. Dizem que quando nasce um filho, nasce uma mãe. Eu digo que eu também renasci como médica pediatra”, destaca a autora.

QUEM CIROU XICARÉ?

A médica Marcela Pandolfi é pediatra há 15 anos e nefrologista pediátrica desde 2008, com título de especialista de Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e em Nefrologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Tem Mestrado em Educação para o Ensino na Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. 

Exerce o cargo de coordenadora da Terapia Renal Pediátrica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e presta assistência a grandes hospitais da rede privada de Pernambuco. Também é supervisora do programa de residência médica em Nefrologia Pediátrica do IMIP e supervisora da residência médica em Pediatria do Hospital Maria Lucinda.

SERVIÇOS

Feira do Livro Infantil (Flitin)- Academia Pernambucana de Letras

Quinta-feira (02/12)
16h – Contação de história / Lançamento CEPE Editora  (Participação de Liane Silva)

Domingo (05/12)
11h – Bate-papo  “Livros com afeto: experiências de leitura em família”. Com Marcela e Artur Pandolfi e Hugo e Pedro Madureira. Mediação de Érica Montenegro.

Tags

Autor