Erupção

Vulcão Cumbre Vieja hoje, 01/12: Nova erupção, mais aberturas, rios de lava, terremotos e destruição contínua; Veja últimas notícias

Em nova atividade, vulcão volta a ameaçar prédios e plantações nas Ilhas Canárias. O fluxo rápido de lava do vulcão Cumbre Vieja continua a causar estragos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/12/2021 às 9:55 | Atualizado em 13/09/2023 às 8:06
Notícia
X

Novos tubos de lava estão despejando lava derretida colina abaixo a velocidades altas, no vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, desde segunda-feira (29), de acordo com o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias, segundo a CNN.

As erupções começaram em 19 de setembro e não pararam, desde então.

Cidade evacuada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja

Mais abaixo na montanha, no lado oeste da ilha, próximo à costa da África, a lava continua a ameaçar os prédios remanescentes na cidade de La Laguna, que foi evacuada há mais de um mês.

A igreja da cidade está agora a apenas um quilômetro do maior fluxo de lava, que avança em direção ao Oceano Atlântico, de acordo com um mapa divulgado nessa terça-feira (30) pelo comitê de crise de vulcões do governo das Ilhas Canárias.

Destruição causada pelo vulcão Cumbre Vieja

A lava já atingiu o Atlântico em dois locais, na costa oeste da ilha, caindo de falésias diretamente no oceano para, em seguida, se somar à costa.

Segundo o comitê que acompanha os efeitos da erupção, a região costeira já possui 48 hectares de aterro de lava, mas destruiu muito mais: 1.134 hectares, um terço dos quais são terras agrícolas.

O fluxo de lava destruiu plantações de banana e abacate, vitais para a economia da ilha, além de mais de 1.200 casas e 300 outros edifícios, disse o comitê.

Mais de 6 mil pessoas foram deslocadas na ilha, que tem uma população de cerca de 80 mil pessoas. La Palma é uma das menores Ilhas Canárias da Espanha, localizada próxima à costa oeste de Marrocos.

Segundo o Instituto Geográfico Nacional, a emissão do fluxo de lava e novos fragmentos foi intensificada, bem como as atividades sísmicas associadas ao processo eruptivo. 

Especialistas detectaram vários tremores, sendo que a maioria teve profundidades intermédias e apenas alguns deles foram sentidos pela população. Conforme dados do instituto, 14 dos abalos contabilizados tiveram magnitude igual ou superior a três, no último domingo (28).

'A emergência ainda não acabou'

Em entrevista ao El Objetivo, o presidente de La Palma, Mariano Hernández Zapata, informou que a ilha está começando a levantar fundos para auxiliar os desalojados. "Não podemos baixar a guarda, a emergência ainda não acabou", afirmou.

Tags

Autor