dinheiro

Auxílio emergencial: 625 mil pessoas devem devolver pagamentos; saiba se você precisa

O auxílio emergencial foi criado pelo Governo Federal durante a pandemia da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 03/12/2021 às 18:25 | Atualizado em 15/09/2023 às 16:45
Notícia
X

Com informações da Agência Brasil

O Ministério da Cidadania enviou mensagens de celular (SMS) orientando a devolução voluntária de quem recebeu o auxílio emergencial de forma indevida, além de denúncia de fraudes.

Ao todo, 625 mil pessoas precisam devolver o dinheiro do auxílio emergencial pago pela Caixa Econômica Federal.

Também estão na lista de devolução beneficiários do auxílio emergencial, o público que recebe o Auxílio Brasil via Cadastro Único (CadÚnico).

Ou seja, se você recebeu as mensagens de celular (SMS) é necessário entregar o dinheiro que recebeu do auxílio emergencial.

Quem precisa devolver o valor do Auxílio Emergencial?

Estão entre os alvos da ação, trabalhadores que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física e foram notificados para fazer a restituição do auxílio emergencial, mas ainda não efetuaram o pagamento.

Além disso, pessoas que receberam recursos, mas não se enquadram nos critérios de elegibilidade do programa.

Outro grupo inclui pessoas que recebem um segundo benefício assistencial do governo federal, como aposentadoria, seguro desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Quem tem vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial também terá de ressarcir os cofres públicos.

Segundo o Ministério da Cidadania, após os dois primeiros lotes de mensagens, foram devolvidos aos cofres públicos aproximadamente R$ 66,3 milhões no período de 18 de agosto a 18 de novembro. Este é o terceiro lote a ser enviado.

Tags

Autor