HISTÓRIA

Quem foi Dom Pedro II? Saiba mais sobre a história do último imperador do Brasil

Neste 5 de dezembro de 2021, completa-se 130 anos da morte de Dom Pedro II.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 05/12/2021 às 16:38
Notícia
Enciclopédia Itaú
Neste 5 de dezembro de 2021, completa-se 130 anos da morte de Dom Pedro II. - FOTO: Enciclopédia Itaú
Leitura:

Neste 5 de dezembro de 2021, completa-se 130 anos da morte de Dom Pedro II, o último imperador Brasil. Dom Pedro II esteve à frente do império por 49 anos, entre 1840 e 1889. Ele ficou conhecido como grande incentivador das artes, da educação e da ciência. Ofereceu, inclusive, bolsas para brasileiros estudarem no exterior.

A história do último imperador do Brasil começa quando Dom Pedro I, seu pai, volta à Europa quando o seu filho e herdeiro do trono brasileiro tinha apenas cinco anos de idade, podendo Dom Pedro II assumir o trono somente em 1843, quando ele atingisse a maioridade. No entanto, tendo em vista que o Brasil passava por um período ruim na Regência, foi dado o Golpe da Maioridade, fato que possibilitou que Dom Pedro II ascendesse ao título de imperador em 1840, com apenas 14 anos de idade.

O seu reinado foi marcado pela Guerra do Paraguai e por uma crise política, mais ao final do período monárquico. No dia 15 de novembro de 1889 a República foi proclamada por José do Patrocínio, com o apoio do marechal Deodoro da Fonseca. Dessa forma, a família real recebeu o pedido para sair do Brasil. Dom Pedro II, junto à sua família, partiram do país em 17 de dezembro de 1889. Ele nunca mais pisou no Brasil e faleceu em decorrência de uma pneumonia enquanto morava na França, em 1891.

Em 2019, o programa Na Trilha da História da Rádio Nacional narrava a trajetória do monarca.

120 anos de Walt Disney 

Também no dia 5 de dezembro, o grande desenhista, empresário, produtor e fundador da empresa que leva o seu nome, Walt Disney faria 120 anos em 2021. Dono de um talento ímpar como produtor cinematográfico, Walt criou diversos personagens que ainda se fazem presente no imaginário de qualquer pessoa. O “Mickey Mouse” é um exemplo muito claro disso. Walt Disney nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 5 de dezembro de 1901 e faleceu em 1966 na cidade de Los Angeles, aos 65 anos.

Em 2018, o História Hoje lembrava os 117 anos de nascimento do cineasta, produtor e roteirista de animação Walt Disney. Clique no player para ouvir:

230 anos sem Mozart 

Ainda num 5 de dezembro, só que em 1791, faleceu, com 35 anos, Wolfgang Amadeu Mozart, músico e compositor austríaco. Mozart ficou conhecido, principalmente, pela composição Eine Kleine Natchtmusik, lançada no ano de 1787. O compositor, ao final de sua vida, compunha muitas obras e ganhava bastante dinheiro com isso, mas gastava na mesma medida. Dessa maneira, Mozart, mesmo com toda a sua importância para a música, foi enterrado sem muita grandiosidade. Mesmo assim, a sua memória se mantém viva por meio de suas músicas.

O programa Partituras, da TV Brasil, exibiu uma apresentação da Orquestra Rio Sinfônica, realizada em 2020, com a principais peças de Mozart.

Luta contra a corrupção 

Em 9 de dezembro é comemorado o Dia Internacional de Luta contra a Corrupção. A data lembra a assinatura por diversos países da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção que foi, precisamente, no dia 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. O intuito do documento é fortalecer a cooperação entre todos países participantes para o combate aos males da corrupção.

A data vem lembrar que a corrupção afeta toda a sociedade em si. Aqui no Brasil, a Controladoria Geral da União (CGU) é a responsável por acompanhar a implementação da Convenção e de outros compromissos assumidos pelo país no combate à corrupção.

Em 2017, o programa Em Conta, da Rádio Nacional, citava alguns casos que marcaram o país e contextualizava como foi criada a data.

Dia Internacional dos Direitos Humanos 

O Dia Internacional dos Direitos humanos é comemorado desde 1950 em memória da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948. Após duas guerras mundiais, a resolução pretende, por meio da Declaração, delimitar ideais que enfatizam o respeito ao ser humano.

Em 2020, o telejornal Repórter Brasil lembrou sobre a importância da data principalmente em tempos de pandemia. Na ocasião, a Declaração Universal completava 72 anos.

Dia Internacional dos Direitos dos Animais 

O Dia Internacional dos Direitos dos Animais é comemorado no dia 10 de dezembro desde 1998. Esse dia é importante para a conscientização das pessoas a respeito da vida e dos direitos dos animais, inclusive sobre uma nova estrutura familiar com a inclusão dos pets. A relação de amizade entre os homens e os animais não é dos tempos modernos, desde o período rupestre já se via esse tipo de convívio.

Ultimamente, o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, em conjunto com o Dezembro Verde, vem reafirmar a necessidade da discussão a respeito dos maus-tratos aos animais e a criação de leis contra tais atos. 

Em 2020, o programa Tarde Nacional conversou com a professora e fundadora do Núcleo de Direitos Animais (NEDAI), da Universidade de Brasília, Elen Geraldes. O grupo reúne mais de 30 pesquisadores e entidades ligadas ao tema. 

Comentários

Mais Lidas