saúde

Causa de surto misterioso que provoca coceira na pele é descoberta por dermatologistas

Mais de 200 casos do surto que causa coceira já foram registrados em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 08/12/2021 às 14:05 | Atualizado em 28/09/2023 às 12:51
Notícia
X

Dermatologistas que atuam no Nordeste ajudaram a entender o que tem causado o registro de diversos casos de lesões que provocam coceira na pele em moradores de municípios de Pernambuco.

Com o suporte da Sociedade Brasileira da especialidade (SBD), os especialistas implementaram uma série de ações que permitiram identificar as causas de mais de 200 casos de dermatites registrados nas localidades.

CAUSA DO SURTO DE LESÕES QUE PROVOCAM COCEIRA

O trabalho foi realizado pelos dermatologistas Cláudia Ferraz e Vidal Haddad Junior e indicou que a chave do surto de dermatites pápulo-eritêmato-pruriginosas, com aspecto urticariforme, são as mariposas do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano e causam epidemias de dermatites em vários pontos do País.

Ao entrar em ambientes domésticos e ao se debaterem contra focos de luz, esses insetos liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele humana e causam a intensa dermatite observada.

Além da inflamação inicial, descrita na histopatologia como um infiltrado linfocitário, existe a probabilidade de formação de granulomas em fases posteriores.

A dermatite ainda permanece por dias e até semanas, devido à permanência das cerdas (“flechettes”) na pele. Essas cerdas puderam ser observadas em áreas afetadas de pacientes que passaram por exames feitos pelos especialistas. 

TRATAMENTO PARA AS LESÕES QUE CAUSAM COCEIRA

O tratamento é feito com foco na inflamação com corticoides tópicos e anti-histamínicos e, por vezes, dependendo da extensão das lesões, o uso de corticoides sistêmicos pode ser necessário.

Com a comprovação das cerdas no exame direto, história clínica e epidemiológica extremamente compatível e relato de mariposas no local feito pelos moradores, concluímos que o mistério está resolvido e esperamos que os tratamentos corretos sejam ministrados à população”, ressaltaram os dermatologistas Claudia Ferraz e Vidal Haddad Júnior.

Tags

Autor