Surto de coceira

Coceira em Pernambuco: O que se sabe sobre surto de coceira causado por mariposa hylesia? Como se proteger?

A causa do surto de lesões que causam coceira registrado em municípios da Região Metropolitana do Recife foi identificada como mariposas

Imagem do autor
Cadastrado por

Karina Costa Albuquerque

Publicado em 09/12/2021 às 7:44 | Atualizado em 17/10/2023 às 13:35
Notícia
X

O surto de lesões que causam coceira registrado em municípios da Região Metropolitana do Recife foi provocado por mariposas, segundo nota técnica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, divulgada nessa quarta-feira (8). 

Casos de lesões na pele e coceira em Pernambuco

Os mais de 200 casos de lesões na pele e coceira foram identificados em diversas localidades. Várias hipóteses foram levantadas, incluindo intoxicação por ivermectina, escabiose e picadas de insetos.

Mariposas Hylseia

A chave do problema repousa nas asas de mariposas do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano”, informou a entidade.

Os insetos, de acordo com o documento, “entram em ambientes domésticos e, ao se debaterem contra focos de luz, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele e causam intensa dermatite”.

O trabalho  foi realizado pelos dermatologistas Cláudia Ferraz e Vidal Haddad Junior e indicou que a chave do surto de dermatites pápulo-eritêmato-pruriginosas, com aspecto urticariforme, são as mariposas do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano e causam epidemias de dermatites em vários pontos do país.

Além da inflamação inicial, descrita na histopatologia como um infiltrado linfocitário, existe a probabilidade de formação de granulomas em fases posteriores.

A dermatite ainda permanece por dias e até semanas, devido à permanência das cerdas (“flechettes”) na pele. Essas cerdas puderam ser observadas em áreas afetadas de pacientes que passaram por exames feitos pelos especialistas. 

Como se proteger?

De acordo os autores do relatório, não existem fatores de risco ou formas de prevenir a maioria dos casos de dermatite causada pelas cerdas da mariposa.

"O único cuidado possível é instalar telas de proteção em portas e janelas, mas, mesmo assim, podemos ter contato com o inseto em ambientes externos", pondera Vidal Haddad.

Tratamento para as lesões e coceira causadas pela Mariposa

O tratamento das lesões é feito com foco na inflamação com corticoides tópicos e anti-histamínicos e, por vezes, dependendo da extensão das lesões, o uso de corticoides sistêmicos pode ser necessário.

Com a comprovação das cerdas no exame direto, história clínica e epidemiológica extremamente compatível e relato de mariposas no local feito pelos moradores, concluímos que o mistério está resolvido e esperamos que os tratamentos corretos sejam ministrados à população”, ressaltaram os dermatologistas Claudia Ferraz e Vidal Haddad Júnior.

Veja também: Dermatologista explica porque mariposas podem ter causado surto de coceira

Tags

Autor