Pandemia do Novo Coronavírus

Conecte SUS sofre ataque hacker e usuários relatam que comprovantes de vacinação sumiram; entenda o que se sabe até agora


Hackers reivindicam ataque e dizem ter excluído 50 TB de dados internos

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 10/12/2021 às 8:24
MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
Aplicativo Conecte Sus, onde o brasileiro pode comprovar que completou o esquema vacinal - FOTO: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Um golpe hacker atingiu os sites do Ministério da Saúde e do Conecte SUS na madrugada desta sexta-feira (10). Segundo o portal G1, usuários afirmam que comprovantes de vacinação desapareceram da plataforma, que é responsável por emitir certificado de vacinação, obrigatório para acesso em locais públicos de várias cidades do país. Um grupo que reivindica o golpe afirma que copiou e excluiu 50 TB de dados internos.

Ataque hacker contra o Conecte SUS

Os criminosos escreveram na página principal dos sites que a plataforma havia sofrido "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos". 

>>> LEIA MAIS: STF abre investigação para apurar mentiras contadas por Bolsonaro em live sobre vacina. 

Ransomware é um tipo de vírus que rouba informações do computador da vítima. Nestes casos, os criminosos costumam cobrar um valor em dinheiro para devolver os dados subtraídos. Normalmente, o resgate deve ser pago com moedas virtuais, como o bitcoin. 

Às 7h, as mensagens já não estavam mais visíveis. Às 8h24, nossa reportagem ainda não conseguia acesso aos sites. 

Também de acordo com o G1, o Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque. Os criminosos deixaram dados para serem conectados, caso haja interesse pela recuperação dos dados. 

...

Até a última atualização desta reportagem, o Ministério da Saúde ainda não havia se pronunciado sobre o ataque. Não está claro se existe uma segunda plataforma que guarde os dados nem se as informações foram mesmo apagadas pelos golpistas. 

Mais Lidas