Dia de Santa Luzia: saiba por que a sagrada é considerada a protetora dos olhos

Padroeira é uma das figuras católicas mais queridas pelos fiéis

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 13/12/2021 às 19:37 | Atualizado em 13/12/2021 às 19:39
Notícia
Reprodução
Confira frases e mensagens para homenagem a Santa Luzia nesta terça (13) de dezembro - FOTO: Reprodução

Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, é celebrado o Dia de Santa Luzia, uma das figuras católicas mais queridas pelos fiéis. A santa é sempre lembrada por quem tem problemas de saúde relacionados à visão. Mas por que ela é considerada a protetora dos olhos?

Santa Luzia nasceu no fim do Século III, no ano de 280, na cidade de Siracusa, na Itália. Seus pais, Lucio e Eutícia, eram nobres e cristões. Como Lucio faleceu quando Luzia ainda era muito pequena, a sua mãe foi quem a educou e passou a fé ara ela. A formação cristã fez com que Luzia fizesse um voto de viver a virgindade perpétua. No entanto, a mãe a queria casada com um jovem de família rica, porém pagão.

Com a matriarca da família doente, a santa pediu um tempo para discernimento e propôs à Eutícia que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia. Caso a enferma fosse curada da doença, seria a conformação do "não" para o casamento.

Ao chegar no local, a mãe foi milagrosamente curada e, dessa forma, Luzia voltou para casa com a certeza da vontade de Deus com relação à sua virgindade. Com o objetivo de consagrar sua vida a Jesus, Santa Luzia vendeu todos os seus bens e entregou para os pobres. No entanto, a moça tinha um pretendente para casamento e foi acusada por ele de ser cristã. Com isso, Luzia teve que enfrentar autoridades perseguidoras.

Julgamento

Para punir Luzia, um decreto foi emitido pelo imperador Diocleciano. Com isso, Santa Luzia foi julgada e condenada, e como dava total importância à virgindade e ao amor a Jesus Cristo, o governador mandou que a levassem a um prostíbulo. Na ocasião, ela rezou: "quem vive casta e santamente, é templo do Espírito Santo. Sem a minha vontade, a virtude nada sofrerá". Assim, nem dez homens juntos conseguiram tirá-la do chão.

Furioso, o governador mandou matá-la. Conta-se que antes de sua morte, os carrascos teriam arrancado seus olhos. É daí que vem a devoção à Santa Luzia como protetora dos olhos. Ela morreu no dia 13 de dezembro do ano 304.

Comentários