SAÚDE

Surto de gripe: O que é o vírus H3N2? Existe vacina? Quais os sintomas?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 17/12/2021 às 17:42 | Atualizado em 21/12/2021 às 20:18
Notícia
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
O aumento dos casos de gripe liga o alerta vermelho para as transmissões dos vírus respiratórios - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

A pandemia do novo coronavírus ainda nem foi controlada no Brasil e um surto de gripe já assola as duas maiores capitais brasileiras.

Surgido em Hong Kong na década de 1960, o vírus influenza A (H3N2) sofreu uma nova mutação na Austrália este ano, suficiente para aumentar os atendimentos nos prontos-socorros e internações nos hospitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Confira o que se sabe sobre a doença

>>>Surto de gripe: H3N2 tem lotado hospitais no Brasil; Quais os sintomas da nova cepa? Pode tomar a vacina da gripe estando gripado?

Enquanto a cidade do Rio já contabilizou mais de 23 mil casos da doença nas últimas semanas, na capital paulista foram 19 internações na semana terminada no dia 14, contra 12 casos de março a junho do ano passado. Ontem, Nessa quinta-feira (16), a Bahia registrou a primeira morte relacionada ao vírus.

O que é o vírus H3N2?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Conhecido oficialmente como influenza A (H3N2), esse vírus é sazonal. Ele circula entre humanos desde uma pandemia em Hong Kong em 1968. Mas foi apenas a partir de 2005 que ele começou a circular pelo mundo mais frequentemente.

A vacina da gripe protege contra o vírus H3N2?

Como os vírus influenza passam por mais mutações do que o coronavírus, as vacinas precisam mudar todos os anos para garantir eficácia. A vacina contra a gripe usada no Brasil já tem em sua composição a H3N2, mas não se trata da variante Darwin, a que agora circula no Rio e em São Paulo.

Desde que a variante foi encontrada, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma nova formulação para as vacinas contra a gripe que serão aplicadas em 2022, agora com a H3N2 Darwin.

Mesmo assim, a vacina à disposição "ajuda a pelo menos reduzir hospitalização", diz Cristina Bonorino, imunologista da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). "Essa variante não está na vacina, mas a H3N2 está. Então a vacina tem alguma proteção."

Quais os sintomas do vírus H3N2? 

Os principais sintomas provocados pela Darwin são os mesmos da gripe comum: febre alta, dores nas articulações, nariz congestionado, tosse, inflamação na garganta e fortes dores de cabeça. Pode haver vômito e diarreia principalmente em crianças.

Comentários