SOLSTÍCIO DE VERÃO 2021: O que é? Saiba mais sobre o dia mais longo do ano, início do verão
O Solstício de Verão marca o momento em que o hemisfério está mais voltado para o sol, em todo o ano
Esta terça-feira, 21 de dezembro, é o dia mais longo de 2021. Isso, porque hoje é o dia do solstício de verão, o dia que marca o início do verão, no Hemisfério Sul.
O fenômeno marca o momento em que o hemisfério está mais voltado para o sol, em todo o ano. Dessa forma, ele fica mais iluminado e por mais tempo, fazendo esse dia alcançar o pico de duração em todo o ano.
O mesmo vale, de forma contrária, para o Hemisfério Norte. Lá, é solstício de inverno, a noite mais longa do ano.
Como acontece o solstício de verão?
O solstício de verão acontece porque a linha do Equador, eixo de rotação da Terra que divide os hemisférios Norte e Sul, não está alinhada perfeitamente com o sol.
Já ouviu falar da Torre de Pisa, na Itália? Uma torre que é inclinada para o lado, como se fosse cair? Pois bem, é como a Terra se parece em relação ao sol, um pouco inclinada.
Por isso, os movimentos de rotação (movimento em torno do próprio eixo e que dura 24 horas) e translação (movimento em torno do sol e que dura 365 dias) do planeta provocam fenômenos como dias mais longos e dias mais curtos.
Segundo Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador de Comunicação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), isso afeta diretamente na iluminação em cada "lado" do planeta.
“À medida que o ano passa, um lado da Terra estará mais iluminado. Então, o solstício de verão acontece quando o Hemisfério Sul está no máximo de iluminação, quando o lado do Hemisfério Sul está mais voltado para o sol”, explica.
Onde acontece o solstício de verão?
O solstício de verão, a rigor, é um momento muito específico do dia, quando o Hemisfério Sul está no pico de iluminação. As cidades localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio ficam um pouquinho mais próximas do sol do que aquelas acima do trópico.
Por isso, o dia nos estados da Região Sul e em parte do estado de São Paulo, incluindo a capital, será um pouco mais longos do que nos demais estados do país.
No entanto, não faça planos pensando em aproveitar algumas horas a mais de sol na praia ou no parque. Geralmente, o dia é apenas minutos mais longo, você não vai ganhar horinhas extras, sobretudo se comparado ao dia anterior.
Trata-se de um fenômeno astronômico, reflexo de uma série de outros fenômenos, como a rotação e translação, por exemplo.
Vai começar o projeto verão? Veja dicas para a dieta de treinos
Solstício de inverno no Hemisfério Norte
O Hemisfério Norte vai experimentar o solstício de inverno, quando a luz solar está no ponto mais distante do ano.
A situação se inverte em junho, quando o Hemisfério Sul terá um dia mais distante da luz solar, enquanto o Hemisfério Norte estará no máximo de iluminação.
Impactos dos solstícios
Os solstícios, assim como os equinócios, não são apenas fatos curiosos sobre o planeta. Eles influenciam diretamente a nossa vida.
“São esses fenômenos que causam as estações na Terra. Quando o lado sul está mais iluminado, é verão, e no Hemisfério Norte está mais frio, porque não recebe uma luz solar tão direta" disse.
"A principal maneira de se perceber esses fenômenos é pela variação sazonal de temperatura que temos na Terra”, esclarece Gonçalves.
Como se proteger do sol no verão?