Curioso

Já viu um DINOSSAURO prestes a nascer? Embrião é encontrado bem preservado; veja imagens

Cientistas encontram embrião de dinossauro perfeitamente preservado

Karina Costa Albuquerque

Publicado em 22/12/2021 às 10:13 | Atualizado em 25/08/2023 às 9:14

Cientistas anunciaram a descoberta de um embrião de dinossauro pronto para nascer. O embrião, de aproximadamente 66 milhões de anos, perfeitamente preservado, se preparava para sair do ovo.

O fóssil foi encontrado em Ganzhou, no sul da China, e adquirido pelos pesquisadores em 2000. A descoberta foi divulgada nessa terça (21).

Qual a espécie do embrião de dinossauro?

Segundo as pesquisas, o fóssil, chamado pelos cientistas de "bebê Yingliang", pertence a um dinossauro terópode sem dentadura, ou oviraptorossauros.

Os oviraptorssauros, ou "lagartos ladrões de ovos", eram dinossauros emplumados que viviam onde hoje fica a Ásia e a América do Norte, durante o período Cretáceo Superior.

Divulgação

Embrião de 27 centímetros está preservado há aproximadamente 66 milhões de anos - Divulgação

Lida Xing/Reprodução/iScience

Reconstrução de embrião da espécie dentro do ovo, baseada no fóssil - Lida Xing/Reprodução/iScience

Como eram os oviraptorssauros?

Os ovirraptorsauros tinham vários tipos de bicos e também penas nas mãos, mas não conseguiam voar.

O tamanho da espécie podia variar entre o de um peru moderno e o do enorme Gigantoraptor, com oito metros de comprimento.

Segundo os pesquisadores, caso o bebê Yingliang tivesse nascido, ele poderia ter cerca de dois a três metros de comprimento.

Comportamento incomum do embrião de dinossauro

Também foi constatado que o embrião, de 27 centímetros, assumia uma postura distinta de se dobrar antes da eclosão, considerada exclusiva das aves modernas, como os pássaros.

"Este pequeno dinossauro em seu estado pré-natal se assemelha muito a uma ave bebê encurvada em seu ovo, o que traz mais evidências de que muitas das características das aves de hoje evoluíram de seus ancestrais dinossauros", completou.

Em publicação na revista iScience, os cientistas explicaram que, nas aves, este comportamento é controlado pelo sistema nervoso central e se chama "dobramento".

Os pintinhos que se preparam para sair do ovo, por exemplo, põem a cabeça debaixo da asa direita para mantê-la estável enquanto quebram a casca com seus bicos.

Os embriões que não conseguem fazer essa posição têm mais chances de morrer por uma eclosão fracassada.

"Este embrião de dinossauro dentro deste ovo é um dos mais belos fósseis que já vi", disse o professor Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo e membro da equipe de pesquisa, em um comunicado.

VEJA TAMBÉM: Cientistas pedem volta ao Brasil de fóssil de dinossauro contrabandeado para a Alemanha

Agora, os cientistas esperam estudar o embrião com mais detalhes, por meio das técnicas avançadas de escaneamento para mapear todo o seu esqueleto e tentar obter uma imagem de sua anatomia interna.

As descobertas futuras podem ser usadas em mais estudos de embriões fósseis.

Com informações do SBT News.