SAÚDE

GRIPE H3N2: vacina protege contra nova cepa? Qual o tratamento da nova gripe?

Imunização contra a gripe H3N2 deve ser ampliada em 2022.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 29/12/2021 às 14:19 | Atualizado em 29/12/2021 às 14:20
Notícia
Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
O Governo Federal incluiu gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, no grupo prioritário de imunização contra a covid-19 - FOTO: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

A epidemia de gripe H3N2 que se alastrou por alguns estados do país provocou a corrida da população para tomar a vacina contra o vírus Influenza.

Diante da grande procura, secretarias estaduais buscam ampliar neste fim de ano a imunização de pessoas que não participaram da campanha de vacinação, que foi iniciada no começo de 2021.

Vacina da gripe protege contra a H3N2?

As vacinas disponíveis não protegem contra a gripe H3N2, nova cepa responsável pelos casos registrados. O Instituto Butantan, responsável pelas vacinas contra a gripe, deve iniciar a produção de vacinas atualizadas contra a nova variante a partir de janeiro.

Como tratar a gripe H3N2?

Segundo médicos ouvidos pelo UOL, o tratamento contra a H3N2 deve ser feito com medicamentos que combatam os sintomas da nova gripe.

Os principais sintomas da H3N2 são coriza, tosse, for de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre. No entanto, em casos mais graves, alguns pacientes podem precisar ser internados.

Comentários